ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Álvaro Dias envia requerimento a Pimentel pedindo esclarecimentos

Tucano adotou a iniciativa dois depois de os senadores governistas rejeitarem o convite para que ministro participasse de uma audiência pública

15 de dezembro de 2011 | 16h 17
Rosa Costa, de O Estado de S.Paulo

Veja também:
link 'Por que ir ao Congresso?', diz Pimentel
link Base rejeita mais uma tentativa de convocar Pimentel na Câmara
link Pimentel não deve falar de 'vida privada', diz Dilma
link Ministro fez 'escritório político' em empresa de consultoria
link 'Caso Pimentel' já ameaça pacto eleitoral

Inconformado com a posição da presidente Dilma Rousseff e da base aliada do governo de dispensar o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, de prestar esclarecimento ao Congresso sobre os R$ 2 milhões que recebeu como consultor, o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), recorreu a um novo procedimento. Ele encaminhou 12 indagações a Pimentel, por intermédio de um requerimento, cujo encaminhamento depende do aval da Mesa Diretora do Senado.

Dias adotou a iniciativa dois depois de os senadores governistas rejeitarem o convite para que Pimentel participasse de uma audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC).

O líder afirma que o requerimento dará ao ministro a segunda chance para se defender. "Há nitidamente a prática de tráfico de influência", alega. "Estamos dando a oportunidade para um ministro que está sendo duramente acusado de se defender".

Álvaro Dias faz 10 indagações a Fernando Pimentel relacionadas a sua atividade como um dos donos da AP-21 Consultoria e Projetos Ltda. O líder pede cópia dos programas de desoneração tributária e desenvolvimento que a empresa teria proposto à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e de outros recibos e documentos que comprovaria as afirmações de Pimentel sobre sua atividade de consultor. Dias questiona ainda sobre as palestras que o ministro teria dado em dez unidades regionais da Federação e a respeito dos técnicos da entidade que teriam recebido suas orientações. O senador quer igualmente informações sobre outras empresas citadas como clientes da AP-21.

Outras perguntas se referem ao fato de Pimentel ter dito que fez contratos verbais, apesar do valor elevado, e se ele próprio não vê conflito de interesse na relação que mantém com as empresas, ditas clientes, e sobre as "garantias" de prestação dos serviços dadas por Pimentel.




Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional

  • Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional
  • Haddad quer corredor de ônibus na 23 de Maio
  • Ex-pintor não sabia que poderia ter acesso ao Bolsa Família