ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Anistia Internacional vê violação de direitos no Brasil

28 de maio de 2009 | 10h 04
AE - Agencia Estado

O projeto de crescimento econômico do Brasil esbarra em novos casos de violações dos direitos humanos, além dos abusos já existentes, aponta a Anistia Internacional. ?Na política de expansão econômica do Brasil, como no próprio PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), há falta de consideração das necessidades das populações mais carentes?, afirmou o pesquisador da Anistia para as Américas, Tim Cahill.

Os casos mais graves, afirma Cahill, estão no Rio de Janeiro, com operações policiais ?violentas e discriminatórias?. Ele avalia que a construção de muros em favelas, pelo governo de Sérgio Cabral, é ?um símbolo da maneira como o Estado tem tratado o problema das comunidades mais vulneráveis?. ?É a exclusão da comunidade (da favela) do resto da sociedade.?

Ele também criticou a Operação Saturação, do governo José Serra (PSDB), na favela Paraisópolis, em São Paulo. Para Cahill, o problema é que as comunidades são ocupadas temporariamente pela polícia sem um pensamento estratégico e, depois que ela sai, os problemas voltam.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), classificou como ?covardia? a posição da Anistia. ?Os muros não excluem. Eles são, isto sim, os muros da inclusão. A demagogia de achar que muro impede o ir e vir é uma grande covardia com quem mora nessas comunidades. Todo mundo que diz isso, na sua casa tem muro, tem uma divisão de áreas.?


  


Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Kassab é vaiado em evento do PT

  • Kassab é vaiado em evento do PT
  • Secretário de SP afirma que não ocorreu "nenhum incidente grave" no Pinheirinho
  • Dilma dá explicações sobre abandono das obras no rio São Francisco
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix