ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Após 'mal-estar', governo brasileiro manda carta de 'apoio' à Venezuela

Itamaraty enviou mensagem a Caracas após embaixadora brasileira na ONU questionar a liberdade de imprensa venezuelana.

16 de outubro de 2011 | 10h 36

'Avanços em direitos humanos'

Na carta, obtida pela BBC Brasil, Patriota se refere à conversa telefônica com Maduro e afirma que o Brasil reconhece "avanços" no governo de Hugo Chávez.

"Reitero a manifestação de reconhecimento do Brasil pelos avanços verificados na Venezuela no campo social e dos direitos humanos, conforme tive a oportunidade de indicar-lhes em nossa conversa", diz a carta enviada pelo Itamaraty.

O embaixador da Venezuela em Brasília, Maximilien Arvelaiz, minimizou o episódio. Arvelaiz diz não ver alterações na cooperação bilateral entre os dois países e negou que exista um distanciamento na relação entre Brasília e Caracas.

"Esse incidente não representa, de maneira alguma, mudanças na relação com o Brasil e na agenda de cooperação bilateral e multilateral em espaços como a Unasul e CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)", afirmou Arvelaiz. "Entendemos que não é uma posição do governo ou do Itamaraty."

Procurado pela BBC Brasil, o Itamaraty não quis fazer comentários e informou que somente o chanceler brasileiro, que está em visita à África do Sul, poderia falar sobre o tema.




Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional

  • Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional
  • Haddad quer corredor de ônibus na 23 de Maio
  • Ex-pintor não sabia que poderia ter acesso ao Bolsa Família