Brasil, Turquia e Irã se reúnem na segunda para tentar acordo nuclear
Itamaraty afirma que perspectivas 'são boas', mas não houve comentários oficiais sobre proposta.

Os líderes de Brasil, Turquia e Irã programaram para a manhã desta segunda-feira, em Teerã, mais uma rodada de negociações para tentar chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, de acordo com informações do Itamaraty.
O encontro vai ser reforçado pela presença do primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que segundo a imprensa turca, teria antecipado a viagem ao Irã depois de receber uma ligação de sua delegação no país.
A expectativa era de que um novo entendimento com os iranianos fosse anunciado ainda no domingo, mas o assunto não foi comentado - nem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tampouco pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante o encontro bilateral.
Mesmo assim, um representante da diplomacia brasileira disse à BBC Brasil que as expectativas para o encontro desta segunda-feira "são boas", sobretudo com a expectativa de presença de Erdogan.
Mudança
Inicialmente, Erdogan era esperado para um encontro trilateral com Lula e Ahmadinejad neste domingo, mas acabou desistindo da viagem sob o argumento de que a o Irã não estaria "comprometido" com o acordo proposto.
No entanto, o diário Hürriyet disse que Erdogan teria mudado de ideia depois de receber uma ligação de sua delegação em Teerã, chefiada pelo ministro de Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 03 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 04 Presidente do PT critica privatizações ...
- 05 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 09 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 10 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










