ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Comissão decide sobre pedido de cassação de Renan

Na representação, o senador é acusado de ter comprado duas emissoras de rádio e um jornal diário em Alagoas

28 de novembro de 2007 | 8h 05
Rosa Costa - do Estadão

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) decide nesta quarta-feira, 28, se encaminha o pedido de cassação do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), para votação em plenário. Se depender do relator do caso na comissão, senador Arthur Virgílio (AM), o pedido será encaminhado.

 

 

"Fiz uma peça densa e extensa, mostrando que o processo se ajusta ao que determinam as normas constitucionais", disse Virgílio. Segundo o líder tucano, cabe agora aos presidentes da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE), e do Senado, Tião Viana (PT-AC), encaminhar a representação - a terceira apresentada contra Renan. Nesta, ele é acusado de ter comprado em nome de laranjas duas emissoras de rádio e um jornal diário em Alagoas.

 

 

Se houver pedido de vista, Maciel deverá adiar a votação do parecer para quinta-feira. Neste caso, Viana adiantou que a votação em plenário ficará para a próxima semana, até dia 5. "Na última vez, mudou-se o curso da votação dois dias antes do julgamento", lembrou, referindo-se ao fato de ter mudado a votação em plenário depois que Virgílio pediu mais uma semana de prazo para apresentar seu parecer na comissão.

 

 

Oficialmente, o tucano disse que o atraso foi motivado pelo Congresso Nacional do PSDB realizado em Brasília na semana passada. No entanto, a manobra foi produto de um acordo de bastidores para evitar um suposto "acórdão" firmado por governistas para inocentar Renan.

 

 

No acordo, a base aliada votaria em peso pela absolvição do presidente licenciado do Senado em troca do apoio do PMDB à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Renan Calheiros renovou na semana passada o pedido de licença da presidência até o dias 29 de dezembro.


  

Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Kassab é vaiado em evento do PT

  • Kassab é vaiado em evento do PT
  • Secretário de SP afirma que não ocorreu "nenhum incidente grave" no Pinheirinho
  • Dilma dá explicações sobre abandono das obras no rio São Francisco
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix