Conselho de Ética arquiva ações contra Sarney e Calheiros
Presidente do Senado subiu à tribuna do plenário para se defender das acusações
19h32 - Depois do anúncio do arquivamento das primeiras quatro ações contra o presidente do Senado, José Sarney, e de uma contra o líder do PMDB, Renan Calheiros, o presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque, encerrou a sessão. Duque determinou a publicação das cinco decisões no Diário do Senado Federal. Pelo regimento do Conselho, depois da publicação das decisões, há o prazo de dois dias para a apresentação de recurso essas decisões. A oposição já anunciou que recorrerá.

19h26 - O Conselho de Ética do Senado acaba de arquivar cinco dos 11 pedidos de investigação contra José Sarney. O presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), decidiu há pouco pelo arquivamento de duas representações apresentadas pelo PSOL, uma contra o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e outra contra o atual presidente José Sarney (PMDB-AP). Ambas as representações acusavam os senadores peemedebistas pela edição de atos secretos do Senado.
O despacho que ele deu para as duas representações é igual. Ele alega que não foi anexado na representação "nenhum documento de qualquer espécie e, não bastasse isso, todas as informações contidas são notícias de jornal".
Paulo Duque usou o mesmo argumento para arquivar as três denúncias de autoria do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). "O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar não pode ser utilizado como instrumento para aparelhar denúncias vazias, com mera pretensão eleitoral, baseadas apenas em recortes de jornal, cuja fonte e intenção ninguém sabe qual é", diz o despacho do senador, que ainda está sendo lido pelo senador Gim Argello (PTB-DF).
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 03 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 04 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 05 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 06 Presidente do PT critica privatizações ...
- 07 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 08 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










