'Defenderei posição de Battisti se Lula me consultar', diz Tarso
Ministro da Justiça também questionou os méritos técnicos da decisão do Supremo Tribunal Federal
O Ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta quinta-feira, 19, ao Estado que, caso seja consultado pelo presidente da República sobre a extradição do ativista Cesare Battisti, vai voltar a defender a posição dada em despacho ministerial de manter o italiano em terras brasileiras. "Se for consultado pelo presidente, volto a defender a posição que defendi no meu despacho", disse.
Veja Também
STF dá esperança à Itália no caso Battisti
Governo italiano está otimista sobre decisão de Lula para extradição de Battisti
Battisti deve ser extraditado, diz Sarney
Líder do PT acha 'positivo' Lula ter decisão final sobre Battisti
Lula deve contrariar STF e manter Battisti no Brasil
Tarso considera 'dúbio' voto de Mendes sobre Battisti
Por cinco votos a quatro, STF autoriza extradição de Battisti
Entenda o caso Cesare Battisti
Ideologia não influenciou concessão de refúgio, diz Tarso
Você acha que Lula deve extraditar Battisti?
Genro explicou que, no momento, a Advocacia Geral da União está analisando o processo de extradição de Battisti. Será feito um parecer técnico do processo para orientar a Presidência da República sobre o caso. Segundo o ministro, no entanto, o presidente não seguirá necessariamente o parecer. "A decisão do presidente é soberana", disse.
O ministro da Justiça questionou ainda os méritos técnicos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). "A decisão que o STF tomou, examinando o juízo político do (despacho do) ministro e transferindo (a decisão) para o presidente é manifestamente contra a lei. Porque a lei diz que quando é concedido o refúgio, sofre o processo de extradição. Eles interpretaram de maneira diferente, tinham direito a fazê-lo. Mas agora o procedimento voltou ao seu leito normal, tornando a decisão soberana do presidente da República."
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 03 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 04 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 05 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 06 Em 2004, ministra admitiu ter feito ...
- 07 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 08 PT e PSB articulam aliança com aval de ...
- 09 Marcos Valério é condenado mais uma vez, ...
- 10 Irã acusa Israel de planejar atentados ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados



.jpg)






