ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Dilma destaca 'Caminho da Escola' em programa semanal

16 de dezembro de 2013 | 11h 53
AYR ALISKI - Agência Estado

Com o programa "Caminho da Escola", a administração Dilma Rousseff já ofereceu transporte escolar gratuito para mais de 1 milhão de crianças e jovens de todo o Brasil. "Repassamos, a fundo perdido, os recursos para os Estados e as prefeituras comprarem quase 17 mil ônibus escolares", disse Dilma na edição desta segunda-feira (16) do programa semanal de rádio "Café com a Presidenta". E, desse total, cerca de 15 mil ônibus foram destinados a áreas rurais. "É lá que as crianças enfrentam as maiores dificuldades para chegar à escola", defendeu Dilma.

Dilma destacou que a maior parte do público atendido vive em comunidades do interior e em áreas rurais. "Antes do Caminho da Escola, muitos desses alunos tinham de fazer longas caminhadas a pé ou eram transportados em veículos improvisados, sem nenhuma segurança. Iam nas carrocerias das caminhonetes, nos caminhões pau-de-arara e até no lombo de burros", relatou. A presidente argumentou que a falta de um bom transporte desestimulava os estudantes e, às vezes, até os impedia de chegar à escola. "Com o tempo, muitos acabavam abandonando a escola", disse, destacando que o programa ajuda a reduzir faltas, atrasos e evasão escolar.

O "Caminho da Escola" também opera com lanchas e bicicletas, ressaltou Dilma. "O Brasil é muito grande, as regiões são muito diferentes e as necessidades de transporte também", defendeu a presidente, lembrando do cenário da região Norte do País, onde rios são, muitas vezes, o caminho até a escola. "Doamos para os municípios 915 lanchas para o transporte das crianças, e isso principalmente no Pará e no Amazonas", frisou. O governo também já distribuiu quase cem mil bicicletas para as crianças de municípios com até 20 mil habitantes.

"A educação é o nosso passaporte para o futuro e também para o presente. Trabalhamos para que todas as crianças brasileiras, seja qual for o nível de renda de suas famílias, possam estudar e se desenvolver, porque é isso que importa", disse Dilma. A prioridade, lembrou a presidente, tem sido atender as regiões mais pobres.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 - ou seja, durante o governo Lula - com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. O site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) explica que há três formas para a participação de Estados e municípios: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, por convênio firmado com o fundo ou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo explicou hoje Dilma, o "Caminho da Escola" atende, atualmente, 1,9 milhão de alunos, considerando o acúmulo de ações executadas desde o lançamento do programa.




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio

  • Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio
  • Pasadena não foi um bom negócio, diz Graça Foster
  • Candidatos de oposição escolhem São Paulo para sediar campanha



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo