ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Dilma tem sido 'mais política' que Lula e FHC, diz líder

18 de dezembro de 2013 | 13h 21
DAIENE CARDOSO E EDUARDO BRESCIANI - Agência Estado

Em seus últimos dias como líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE) fez elogios à mudança de postura do Palácio do Planalto nos últimos meses do ano com a base aliada no Congresso. Para ele, a presidente Dilma Rousseff conseguiu ser "mais política" que seus antecessores Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

"Ela foi mais política do que todos os ex-presidentes juntos nesse segundo semestre. Nem o FHC, muito menos o Lula, que tinha uma relação privilegiada com o Congresso", resumiu. "Ela deu o tom refinado na relação com o Congresso, não só por conta das emendas que se aprovou no Orçamento. Tem o aspecto político, que é muito relevante", emendou.

Para Guimarães, num ano em que o governo viveu uma relação tensionada com os aliados no Parlamento, o Executivo conseguiu "mudar a cabeça central", com a presidente Dilma assumindo a liderança da coordenação política e chamando os líderes partidários para reuniões periódicas.

O líder ressaltou que a presidente atendeu ao pedido do Parlamento em reduzir o envio de Medidas Provisórias (MPs) e ainda aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sem vetar o Orçamento Impositivo. "Nenhum governo aceitou o que ela aceitou", avaliou.

Em um encontro com os jornalistas para fazer um balanço do ano, o petista também elogiou o gesto de Dilma em levar para o funeral do ex-líder sul-africano, Nelson Mandela, os quatro ex-presidentes da República do período da redemocratização. "O gesto dela foi grandioso", comentou. Outro destaque foi o estreitamento da relação com os demais poderes, simbolizado na festa de confraternização de fim de ano com líderes do Judiciário e do Legislativo. "Acho que é uma atitude republicana", afirmou.

Chinaglia

Na mesma linha, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que também reuniu jornalistas para fazer um balanço do ano, afirmou que a participação direta da presidente Dilma Rousseff nas negociações no Congresso mudou a articulação política e contribuiu para reduzir as tensões na base aliada. Para Chinaglia, o formato de reuniões periódicas e com temas específicos permitiu a evolução em debates de mérito e o fechamento de acordos.

"Quando a presidente vem para a mesa de negociação, ouve, fala, ali acaba prevalecendo as ideias", disse Chinaglia. "Isso foi consequência da percepção dela e da disposição de entrar em campo", complementou.





Tópicos: Câmara, Balanço

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio

  • Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio
  • Pasadena não foi um bom negócio, diz Graça Foster
  • Candidatos de oposição escolhem São Paulo para sediar campanha



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo