12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia
Início do conteúdo

Em discurso no Rio, Dilma destaca solidez fiscal e controle da inflação

Dilma afirmou também que o Brasil se torna, cada vez mais, uma terra de oportunidades; presidente embarca para África do Sul

09 de dezembro de 2013 | 11h 41
Renan Carreira e Gabriela Lara - Agência Estado

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, 9, em evento do Bill Clinton Global Initiative, no Rio de Janeiro, que a solidez das finanças públicas e o controle da inflação são pilares da economia. A relação dívida pública e Produto Interno Bruto (PIB) chegou a um dos menores níveis em 2013, de 35%, segundo a presidente, que também destacou que a inflação fechou 2012 e vai encerrar 2013 em um nível de estabilidade, em torno de 5,8%, mantendo-se dentro da meta traçada nos últimos dez anos. Ela disse que, de devedor, o Brasil passou a condição de credor e hoje possui US$ 375 bilhões de reservas.

No discurso, Dilma afirmou também que o Brasil se torna, cada vez mais, uma terra de oportunidades. "Somos o terceiro país que mais atrai Investimento Estrangeiro Direto (IED). Estamos só atrás de Estados Unidos e China, segundo a Unctad (Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento)."

Ela ressaltou, porém, que isso não significa que todos os problemas brasileiros estão resolvidos. "Por muitos anos, o Brasil foi pensado como um país pequeno. (Agora) temos enormes desafios, (uma vez que) pagamos por décadas de omissão na infraestrutura energética." Ela disse também que por muitos anos o Brasil não se voltou para vizinhos da América do Sul e Caribe.

A presidente destacou os investimentos na melhoria de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, além do leilão do Campo de Libra de petróleo, que trará nos próximos 35 anos mais de R$ 1 trilhão de receita ao País. E destacou a recente inclusão social como um fator dinamizador da economia nacional. "A atual expansão não se faz às custas de desigualdade social", disse.

Na última década, segundo ela, foram criados 20 milhões de empregos formais. "Todo esse processo, aliado à democratização do crédito, contribuiu para a construção de um mercado de consumo de massa."

Sobre a integração regional da América Latina, Dilma afirmou que não pode sacrificar os interesses específicos dos países da região. "A verdadeira integração, além de pregar a solidariedade, supõe respeito à soberania nacional", afirmou em seu discurso. Mas destacou que o dinamismo econômico e social está disseminado em todo o continente americano.

Mandela. No início da tarde, Dilma embarca para a África do Sul, onde participa da celebração de uma missa em homenagem ao ex-presidente do país Nelson Mandela, morto aos 95 anos na semana passada. A solenidade deve ocorrer na terça-feira. Na viagem, Dilma estará acompanhada de seus antecessores: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP).




Tópicos: Dilma, Rio

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui


Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo