ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Escritores e intelectuais divulgam manifesto em apoio ao MST

Entre os que apoiam o movimento estão Antônio Cândido, Eduardo Galeano e Fábio Konder Comparato

22 de setembro de 2009 | 18h 34
estadao.com.br

Um grupo de escritores, atores, políticos e associações divulgaram nesta terça-feira, 22, um manifesto em apoio ao Movimento dos Sem Terra (MST). A manifestação é uma resposta à iniciativa de investigar o MST, que será assunto de uma CPI mista no Congresso, protocolada na semana passada.

O "Manifesto em defesa da Democracia e do MST" acusa a bancada ruralista no Congresso de atacar o processo democrático, por meio da CPI aberta a pedido da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e dos deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), com consequências para toda a sociedade.

O texto foi elaborado por Plínio de Arruda Sampaio, Osvaldo Russo, Hamilton Pereira, Alípio Freire e Heloisa Fernandes. Entre os que assinaram o manifesto, estão o crítico literário Antônio Cândido, o filósofo Leandro Konder, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o jornalista e escritor Fernando Morais, bispo Dom Pedro Casaldáliga, e os escritores Frei Beto e Leonardo Boff.

Segundo o manifesto, a "ofensiva" que "se arma" contra o MST não conta apenas com os latifundiários e seus representantes no congresso. "Os monopólios da comunicação e os lobbies em todas as esferas do Poder" tentam "criminalizar" o Movimento dos Sem Terra, que, segundo o texto, "se mantém como uma bandeira acesa, inquietando a consciência democrática do País".

O MST divulgou uma nota agradecendo o apoio recebido. O Movimento declarou ter "orgulho" de ter tais apoiadores e ressalta que estes são "lutadores e lutadoras incansáveis e valorosos pela Reforma Agrária".

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

Manifesto em defesa da Democracia e do MST

 

"...Legitimam-se não pela propriedade, mas pelo trabalho,

nesse mundo em que o trabalho está em extinção.

Legitimam-se porque fazem História,



Tópicos: MST, Manifesto, CPI,

Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional

  • Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional
  • Haddad quer corredor de ônibus na 23 de Maio
  • Ex-pintor não sabia que poderia ter acesso ao Bolsa Família