Julgamento do poder do CNJ 'promete', diz vice-presidente do Supremo
Em entrevista à 'Estadão ESPN', ministro Carlos Ayres Britto afirmou que não há 'placar' previsto e ministros vão para sessão desta quarta-feira com 'espírito desarmado'
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Brito, evitou falar em 'placar' para o julgamento da competência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar juízes, mas ressaltou que a sessão desta quarta-feira, 1º de fevereiro, "promete". "Vai demandar muito debate", disse em entrevista à 'Estadão ESPN', nesta manhã.
Veja também:
ESTADÃO ESPN: Ouça a entrevista com o ministro Ayres Britto
Supremo deve assegurar poder do CNJ
OPINIÃO: A favor e contra o CNJ
ENQUETE: Você é a favor ou contra o poder de investigação do CNJ?

Em declarações passadas, o ministro mostrou-se favorável à atuação do CNJ e destacou os propósitos com que o órgão age na investigação de desvios de conduta de magistrados. Nesta quarta, o Estado mostrou que a previsão é de que o julgamento termine a favor do conselho, com 6 ou 7 votos, dos 11 ministros que compõem a Corte.
"Não há um prognóstico seguro. Não há um placar. Vamos ver o que os colegas têm a dizer. Os ministros vão para a sessão de cabeça aberta e de espírito desarmado", ponderou Ayres Britto. A sessão está prevista para começar a partir das 14h e é transmitida ao vivo.
O julgamento desta quarta pode decidir se o CNJ pode abrir processos contra magistrados mesmo que ainda não tenham respondido pelas irregularidades na corregedoria do tribunal de origem desses juízes. A atuação é contestada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que entende que a investigação deve ser precedida da averiguação local.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 04 ONU critica legislação brasileira e cobra ...
- 05 Kassab diz a petistas que apoio a Serra ...
- 06 Radiação de Fukushima, no Japão, circulou ...
- 07 Presidente do Irã se queixa de ...
- 08 Cúpula petista já traça cenário em SP com ...
- 09 'Credibilidade do Brasil ajudará diálogo ...
- 10 Incêndio em porta-aviões militar deixa um ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










