ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Luizianne Lins rebela-se e lança candidatura ao governo do Ceará

Ex-prefeita de Fortaleza contraria decisão do Planalto, que quer apioar candidato indicado pelo governador Cid Comes

14 de fevereiro de 2014 | 17h 21
Lauriberto Braga - Especial para o Estado

Fortaleza - A ala do PT comandada pela ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins rebelou-se contra a direção do partido e o Palácio do Planalto e lançou, nesta sexta-feira (14), a candidatura da petista ao governo do Estado. A decisão contraria a intenção da presidente Dilma Rousseff de apoiar um nome indicado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PROS).

O eventual apoio do PT aos irmãos Gomes desagrada o PMDB, parte do PT cearense e o PR, que pretendem lançar cada um candidaturas próprias. O ex-deputado federal Roberto Pessoa (PR), inclusive, já lançou candidatura ao governo do estado.

Aos gritos de "pra Dilma ser vencedora; Luizianne, governadora", cerca de 100 militantes lançaram o nome da ex-prefeita em evento no auditório da Assembleia Legislativa nesta sexta. "Vamos fazer chegar esse grito a Brasília", afirmou ex-prefeita.

"Fazer chegar esse grito à presidente Dilma e ao Lula, porque o melhor aqui no Ceará é termos palanque triplo para Dilma com a candidatura própria do PT, do PMDB e do Pros", afirmou a petista sob aplauso de uma plateia formada por estudantes, lideranças sindicais, três vereadores de Fortaleza, um deputado estadual e um deputado federal do PT.

Apoiam ainda a candidatura de Luizianne lideranças do PV, do PT do B e do PSB.

No evento, Luizianne também provocou os irmãos do governador - o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, e o secretário de Educação de Fortaleza, Ivo Gomes. "Ciro vive detonando a Dilma. Ivo chamou Lula de mala. Mas ele não se olha no espelho para ver que a mala é ele", criticou.

Os petistas lançaram um manifesto "pela candidatura própria do PT do Governo do Ceará" no qual lembram que Dilma terá palanques múltiplos em pelo menos nove estados. "Porque não no Ceará?", questiona o texto.

"A disputa entre as forças que apoiam Dilma pode ser verificada em alguns dos principais estados da Federação", destaca o documento, citando os casos do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

O grupo da ex-prefeita tem três dos quatro vereadores petistas de Fortaleza, um dos quatro deputados federais e um dos cinco deputados estaduais. O líder do governo no Senado, José Pimentel, defende a candidatura própria mas faltou ao evento.

Já o grupo comandado pelo deputado federal José Guimarães, ex-líder do partido na Câmara, insiste em apoiar o candidato de Cid, ainda não definido, o que garantiria o nome de Guimarães como candidato ao Senado.

No discurso de 25 minutos, Luizianne destacou que sua candidatura tem "a maioria social" do PT, mesmo hoje sendo "minoria interna". O PT nunca governou o Ceará, mas aposta numa pesquisa interna que apontaria o partido como "o mais querido" no Estado.






Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

"Relatório foi omisso", admite Gabrielli

  • "Relatório foi omisso", admite Gabrielli
  • Pré-candidato do PV vai ao trabalho de bicicleta
  • Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo