Ministro do STF também rejeita candidatura de Roriz
Candidato tentava derrubar decisão do TSE que negou o seu registro eleitoral, baseado no Ficha Limpa
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Brito, rejeitou no início da madrugada desta quinta-feira, 9, reclamação do candidato a governador do Distrito Federal (DF), Joaquim Roriz (PSC), que teve seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Roriz tentava no Supremo cassar a decisão da Justiça Eleitoral que impediu sua candidatura ou que o TSE julgasse novamente o seu caso sem a aplicação da Lei da Ficha Limpa.
Ayres Britto foi sorteado relator de reclamação de Roriz contra decisão do TSE que, por cinco votos a dois, negou o registro eleitoral ao candidato na semana passada com base na Lei da Ficha Limpa.
Na maior parte da reclamação, a defesa do candidato alegou que o TSE desrespeitou o princípio constitucional da anualidade. Segundo esse princípio, qualquer lei que altere o processo eleitoral deve demorar um ano para produzir efeitos, mesmo que esteja em vigor.
Segundo a decisão de Ayres Britto, "resulta patentemente indemonstrada (é com todo o respeito que o digo) a usurpação de competência deste STF ou de afronta à autoridade de suas decisões." Por isso, o ministro julgou improcedente a reclamação de Roriz.
Ayres Britto embasou sua decisão em duas normas contidas no regimento interno do STF. Uma delas diz que "o relator poderá julgar a reclamação quando a matéria for objeto de jurisprudência consolidada do Tribunal".
A outra norma afirma que o relator pode "negar seguimento a pedido ou recurso manifestamente inadmissível, improcedente ou contrário à jurisprudência dominante ou a súmula do Tribunal".
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 05 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 06 Presidente do PT critica privatizações ...
- 07 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 08 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










