ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

MPF entra com ação contra anistia a filantrópicas

Ação busca impedir a aplicação dos artigos da MP que garantiram a concessão indiscriminada de Certificados

02 de dezembro de 2008 | 20h 43
VANNILDO MENDES - Agencia Estado

O Ministério Público Federal (MPF) entrou nesta terça-feira, 2, com um a ação civil pública contra a  Medida Provisória 446, conhecida como MP das Filantrópicas, que abre a janela para a anistia fiscal dessas entidades. Assinada pelo procurador da República Pedro Antônio Machado, a ação busca impedir a aplicação dos artigos da MP que garantiram a concessão indiscriminada de Certificados de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), mesmo para as entidades que estão em dívida com a União.   Veja Também: Entenda a medida provisória 446, que anistia filantrópicas

Segundo Machado, a MP precisa ser rechaçada na origem, porque traz "grave dano ao patrimônio público e ao orçamento da seguridade social". A ação, que vai correr na 13ª Vara da Justiça Federal, leva a assinatura também dos procuradores José Alfredo de Paula Silva, Carlos Henrique Martins e Anna Carolina Resende. Eles pedem que a Justiça determine aos ministérios da Previdência, da Educação e da Saúde a análise, em 180 dias, de todos os processos referentes à concessão ou renovação do Cebas pendentes de julgamento até a edição da MP, em 7 de novembro.

Com a MP, o governo promoveu uma anistia geral e irrestrita às instituições que tentam renovar os seus certificados de filantropia. Em três artigos polêmicos, ela torna automática a aprovação dos pedidos de renovação de certificados de filantropia até então pendentes no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).




Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional

  • Embate Gilmar Mendes x Lula ganha contornos de quase crise institucional
  • Haddad quer corredor de ônibus na 23 de Maio
  • Ex-pintor não sabia que poderia ter acesso ao Bolsa Família