ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Oposição fura o cerco e Dilma terá de explicar dossiê no Senado

Senadores da base protestam, dizendo que comissão de infra-estrutura está sendo 'instrumentalizada' pelo PSDB

15 de abril de 2008 | 15h 43
Rosa Costa, de O Estado de S.Paulo

A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, do Senado, aprovou nesta terça-feira, 15, requerimento de autoria do senador Mário Couto (PSDB-PA) convocando a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar sobre um dossiê que teria sido produzido no gabinete dela sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com Cartões Corporativos da Presidência da República. No dia 3, na mesma comissão, os oposicionistas aprovaram requerimento semelhante, aproveitando a ausência dos governistas - como aconteceu nesta tarde -, convocando a ministra falar sobre obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Veja também:

 

Vazamento de dossiê contra FHC abre guerra dentro da Casa Civil

Dossiê FHC: o que dizem governo e oposição

PF pede a governo dados sobre segurança da Casa Civil

PF abre inquérito para apurar vazamento de dados de FHC

Dossiê com dados do ex-presidente FHC 

Entenda a crise dos cartões corporativos  

 

Surpreendida pela iniciativa da oposição, a líder do bloco do governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), protestou, afirmando que a Comissão de Infra-Estrutura está sendo "instrumentalizada" pelo PSDB. No dia 3, o requerimento aprovado na ausência dos governistas também era de autoria de um senador do PSDB: Flexa Ribeiro (do Pará, como Couto). E outro tucano, o senador Marconi Perillo (GO), apresentou naquela ocasião um aditamento incluindo o tema do dossiê na pauta de assuntos a serem abordados por Dilma no depoimento, mas o retirou pouco depois. Dilma comunicou à comissão que comparecerá após o dia 29, para falar sobre o PAC e sobre o andamento da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte (no Pará).

 

O líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), também protestou contra a aprovação do novo requerimento e apresentou dois outros - um deles transformando em convite a convocação de Dilma aprovada no dia 3 e o outro recorrendo ao plenário da Casa para tornar sem efeito a convocação da ministra aprovada nesta terça.




Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Kassab é vaiado em evento do PT

  • Kassab é vaiado em evento do PT
  • Secretário de SP afirma que não ocorreu "nenhum incidente grave" no Pinheirinho
  • Dilma dá explicações sobre abandono das obras no rio São Francisco
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix