ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Padilha reedita caravanas para ‘humanizar’ pré-campanha

A proposta é humanizar a fase da pré-campanha, reduzir a dependência da TV e fazer decolar a candidatura ao governo de SP

22 de janeiro de 2014 | 22h 59
Ricardo Galhardo - O Estado de S. Paulo

São Paulo - Com o aval e participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vai reeditar as caravanas da cidadania criadas por Lula na década de 1990. A primeira caravana começa em Igarapava no dia 7 de fevereiro e vai até Ribeirão Preto.

A ideia, segundo dirigentes petistas, é humanizar a fase da pré-campanha, reduzir a dependência da TV e fazer decolar a candidatura de Padilha ao governo paulista antes do início do horário eleitoral, em julho.

Padilha vai entrar em São Paulo por terra vindo de Minas Gerais. A exemplo das caravanas de Lula, o ministro vai viajar de ônibus e os trajetos serão definidos por critérios históricos, econômicos e culturais. Em Ribeirão Preto o ex-presidente vai se juntar à comitiva. Até o início oficial da campanha as viagens serão repetidas em outras regiões do Estado.

Revolução. Com apenas 26 mil habitantes, Igarapava não foi escolhida por acaso. O local está carregado de simbolismos. A ponte por onde Padilha entrará em território paulista foi cenário de combates na Revolução Constitucionalista de 1932. Antiga rota de bandeirantes, o local pertenceu a Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera.

"Não tivemos a intenção de copiar as caravanas da cidadania mas que parece, parece", admitiu o presidente do diretório estadual do PT paulista, Emidio de Souza. Segundo ele, as caravanas foram concebidas como forma de colocar em prática o discurso de Lula que desde o ano passado, tem repetido que o PT precisa abrir o diálogo para além das fronteiras do partido se quiser superar a margem dos 30% votos e vencer em São Paulo.

A estratégia também atende a outras necessidades da campanha petista. A primeira delas é reforçar a presença do partido no interior, onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato à reeleição, é considerado mais forte. Outra é divulgar as realizações do governo federal nas pequenas cidades, muitas vezes escondidas por prefeitos de oposição. O terceiro ponto é reforçar o vínculo de Padilha com o estado já que o ministro, embora tenha nascido e crescido em São Paulo, tem a imagem política vinculada a Brasília. Por fim, o PT tem que manter Padilha em evidência depois que ele deixar o ministério.

Entre 1993 e 2001 Lula cruzou o País nas chamadas caravanas da cidadania que ajudaram a consolidar sua imagem política e levar à vitória em 2002.

Em 2012, o ex-presidente sugeriu ao senador Lindbergh Farias que fizesse caravanas pelo Rio como forma de consolidar sua candidatura. Mas petistas negam que as estratégias paulista e carioca estejam associadas.






Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

"Relatório foi omisso", admite Gabrielli

  • "Relatório foi omisso", admite Gabrielli
  • Pré-candidato do PV vai ao trabalho de bicicleta
  • Cerveró discorda que Pasadena era mau negócio



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo