Permanência de Sarney no Senado já é dada como certa
Avaliação é de que senador está consolidado na presidência da Casa com o apoio político de Lula e do PT
O encontro do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não aconteceu, mas no Congresso Nacional já dão como certa a permanência do peemedebista no cargo. A avaliação é de que Sarney está praticamente consolidado na presidência da Casa com o apoio político de Lula e do PT e, ao mesmo tempo, para dar uma satisfação à opinião pública, o peemedebista adotará medidas administrativas moralizadoras em resposta às denúncias de irregularidades.
Veja também:
ESPECIAL MULTIMÍDIA: Entenda os atos secretos e confira as análises
Confira a lista dos 663 atos secretos do Senado
Leia a íntegra da defesa do presidente do Senado
O ESTADO DE S. PAULO: Senado acumula mais de 300 atos secretos
O ESTADO DE S. PAULO: Neto de Sarney agencia crédito no Senado
A bancada do PT vai se reunir com Lula em um jantar no Palácio da Alvorada hoje à noite, quando acertará a relação do partido com o PMDB e com o presidente do Senado. O encontro de Lula com Sarney ficou para amanhã, depois que Lula tiver deixado claro a necessidade de a bancada petista apoiar Sarney em nome de um projeto maior para o governo e para o partido. "Nossa bancada considerava que um afastamento (de Sarney do cargo) temporário por 30 dias poderia contribuir para que o Senado reencontrasse o ambiente político para as mudanças", afirmou o líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Sarney não aceitou a sugestão.
Com o interesse do governo na aliança eleitoral para 2010 e com a necessidade de ter o PMDB como parceiro na condução dos trabalhos no Senado, o PT considera a posição da bancada pelo afastamento de Sarney apenas uma recomendação não atendida e insiste em propostas para mudanças administrativas no Senado.
A disposição de Sarney em fazer essas mudanças atende à segunda parte da proposta petista e serve como discurso para um recuo do PT. O senador Tião Viana (PT-AC) está responsável, em nome do partido, pela elaboração de um projeto de "Lei de Responsabilidade Administrativa e Fiscal" a ser apresentado na próxima semana.
O calendário no Congresso ainda será um fator que beneficiará esse quadro para Sarney. A partir do dia 18 haverá recesso no Legislativo, esvaziando o Congresso e a temperatura política. Até lá, aliados de Sarney esperam que não seja publicada nenhuma nova denúncia de irregularidade no Senado envolvendo o nome do presidente da Casa.
Notícias relacionadas:
- Sarney, Dirceu e Jaqueline são agraciados com algemas de ouro, prata e bronze no 'Baile do Pega Ladrão!'
- Senado omite alta de gastos em balanço
- Sobrinho quer R$ 20 mi por parte de ilha da Família Sarney
- Deputados em SP cobram lista de servidores da Casa
- No palco do Rock, o grito de Dinho Ouro Preto pela liberdade de imprensa
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 03 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 04 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 05 Presidente do PT critica privatizações ...
- 06 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 07 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 08 Planalto aborta visita de Dilma a obra da ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados










