ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

PMDB negocia uso da imagem de Dilma e Lula

02 de dezembro de 2013 | 21h 08
ERICH DECAT - Agência Estado

A cúpula do PMDB exige do PT o direito do uso de imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff no horário eleitoral gratuito durante as campanhas estaduais de 2014 nos até agora onze Estados onde candidatos dos dois partidos se enfrentarão nas urnas.

O tema foi abordado durante encontro dos comandos dos dois partidos realizado no último final de semana em Brasília com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer; do presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO); além de Lula, Dilma e do presidente do PT, Rui Falcão.

Segundo Raupp, a ideia é que, nos Estados onde não houver união dos dois partidos em uma coalizão formal, os peemedebistas possam recorrer à vídeos com Lula e Dilma realizados durante eventos como inaugurações e encontros na região. "Esse modelo está sendo discutido. Ainda não foi batido o martelo, mas é natural que seja assim. Eu mesmo na minha última campanha usei a imagem do Lula estando em palanque diferente do PT", afirmou Raupp ao Estado. Ele disse que, a princípio, a imagem da presidente e do ex-presidente não devem fazer parte do material impresso dos candidatos do partido.

Sobre a reação dos petistas no encontro ao pedido colocado pelos peemedebistas, Raupp disse que Dilma não deu sinais de contrariedade. "A própria presidente Dilma colocou que seria difícil proibir o uso da imagem dela", afirmou o senador. Petistas disseram se tratar apenas de um início de negociação sobre esse assunto.

Além do início da discussão do direito de uso de imagem, foi iniciada no encontro do final de semana uma negociação de não agressão ao candidato do partido que estiver lutando pela reeleição. "Deverá haver neutralidade onde tiver palanques duplos em que os candidatos não estiverem disputando a reeleição", afirmou Raupp. São citados como exemplo Roraima, onde o governador Confúncio Moura (PMDB) tentará a reeleição. Lá, o PT deverá, segundo esse modelo, aceitar um pacto de não-agressão contra o pemedebista.

Apesar do pedido da cúpula do PMDB, o tema sobre o uso da imagem dos candidatos no âmbito nacional serem utilizados por adversários no âmbito estadual ainda é controverso no meio jurídico eleitoral. Por meio da assessoria, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o tema não está "pacificado". Entre os principais focos de disputa entre as duas legendas está o Estado do Rio de Janeiro. O PMDB exige que o PT apoie o nome do vice-governador Luiz Fernando Pezão para candidato ao governo. Os petistas, no entanto, querem lançar o nome do senador Lindbergh Farias. Há problemas também no Ceará, onde o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, que fazer um palanque ao governo com apoio do PT e do PROS comandado pelo atual governador Cid Gomes e pelo ex-ministro Ciro Gomes.



Tópicos: PMDM, PT, Palanques

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

Deputado tem mandato suspenso

  • Deputado tem mandato suspenso
  • "Relatório foi omisso", admite Gabrielli
  • Pré-candidato do PV vai ao trabalho de bicicleta



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo