ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Projeto de cotas fere autonomia das universidades, diz Andifes

Para órgão, é preciso conhecer as condições de cada instituição de ensino e não apenas garantir vagas fixas

21 de novembro de 2008 | 13h 42
Agência Brasil

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se declarou contrária ao projeto aprovado nesta sexta-feira, 20,  na Câmara dos Deputados  que estabelece cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais de todo o País.

 

Veja Também:

 

Câmara aprova cotas raciais em universidades públicas

Reitor da Unipalmares fala no combate ao racismo I 

Reitor da Unipalmares fala no combate ao racismo II 

 

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do órgão, Amaro Lins, explicou que é favorável a medidas que possibilitem o acesso ao ensino superior, mas que é preciso conhecer as condições de cada instituição de ensino e não apenas garantir um número fixo de vagas por meio de uma lei.

 

"Somos contrários a colocar em lei, definir o que é cota, o tempo de ação e o percentual, porque isso, inclusive, fere a autonomia das universidades. É muito grave. Esse projeto, no final, pode trazer um resultado oposto ao que se pretendia porque quando você deixa 50% de todas as vagas para alunos da rede pública sem considerar as questões locais e as condições da própria universidade e do seu entorno, você pode promover maior ociosidade dentro das universidades."



Tópicos: Cotas, Andifes

Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Kassab é vaiado em evento do PT

  • Kassab é vaiado em evento do PT
  • Secretário de SP afirma que não ocorreu "nenhum incidente grave" no Pinheirinho
  • Dilma dá explicações sobre abandono das obras no rio São Francisco
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix