ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Notícias > Política

Senadora do DEM denuncia Minc por crime de responsabilidade

Kátia Abreu protocola denúncia contra ministro do Meio Ambiente, que chamou ruralistas de 'vigaristas'

02 de junho de 2009 | 13h 25
Célia Froufe, da Agência Estado

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), protocolou nesta terça-feira, 2, denúncia contra o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, por crime de responsabilidade. Na semana passada, Minc chamou os ruralistas de "vigaristas. Kátia Abreu protocolou a denúncia na Comissão de Ética Pública da Presidência da República e na Procuradoria Geral da República.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc - Ed Ferreira/AE
Ed Ferreira/AE
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc

Veja também:

linkMinc e ruralistas trocam ofensas

"Gostaria de informar que protocolei (os documentos) há pouco a respeito das blasfêmias de Minc, que acusou os produtores de vigaristas", disse Kátia. Nos documentos, a senadora argumenta que o ministro teria faltado com a dignidade e o decoro que o cargo requer. "Não vamos aceitar mais nada passivamente. Vamos tentar recuperar a honra e a imagem dos produtores que foi afetada por meio das palavras grosseiras do ministro do Meio Ambiente disse", afirmou.

Durante entrevista coletiva, a senadora mostrou-se decepcionada com a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao episódio e disse que esperava atitudes mais contundentes do governo em relação às palavras proferidas por Minc. "Eu quero que ele seja punido. Se fosse eu, você ia ver o que ia fazer, eu o demitia", desabafou.

Na avaliação de Kátia, há falta de atitude e pulso por parte do governo. "O presidente não pode permitir que seus ministros ataquem qualquer categoria, qualquer cidadão. Isso é preconceito. E preconceito é crime", argumentou. "Por que quando é contra produtores não é crime?"

A senadora afirmou ainda que, com o episódio, foi rompido qualquer tipo de relação entre o ministro do Meio Ambiente e os ruralistas. "Com esse cidadão, não temos estímulo e desejo do diálogo. Não temos tempo a perder com diálogos", disse.




Siga o @EstadaoPolitica no Twitter

Ministros anunciam 12 vetos ao texto do Código Florestal

  • Ministros anunciam 12 vetos ao texto do Código Florestal
  • Calçadas e árvores fazem a diferença entre as cidades
  • Investigados se calam em depoimento da CPI do Cachoeira