Veja a cronologia do caso Battisti
Decisão deve repercutir na relação entre Brasil e Itália
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o futuro do refugiado político italiano Cesare Battisti deve repercutir na relação entre Brasil e Itália. Pelo menos tem sido assim desde revelada a presença do ex-ativista no País, após a prisão em 2007.
Veja também:
Conheça os argumentos pró e contra a extradição de Battisti
Leia tudo o que já foi publicado sobre o caso
ESPECIAL: Entenda o caso Cesare Battisti
TV Estadão: Ideologia não influenciou concessão de refúgio, diz Tarso
Se de um lado o governo brasileiro defende a permanência de Battisti no Brasil - o Ministério da Justi?a concedeu status de refugiado político ao italiano em janeiro -, do outro, a It?lia pede que ele seja extraditado, para que cumpra pena pelo assassinato de quatro pessoas durante os anos 1970. Ele foi condenado a prisão perpétua.
Confira a cronologia com os principais pontos caso:
1976: Surgia o grupo guerrilheiro radical de esquerda Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC). Fundado em oposição às Brigadas Vermelhas, conta com inúmeros dissidentes das brigadas. Seus principais líderes e idealizadores são Sebastiano Masala e Arrigo Cavallina.
1978: Sequestro e assassinato do líder democrata-cristão Aldo Moro pelo grupo guerrilheiro Brigadas Vermelhas. Nesta época, Cesare Battisti integra o Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC). Após o assassinato de Aldo Moro a opinião pública italiana volta-se em peso contra os grupos armados.
1979: Cesare Battisti é preso em Milão pela morte de um joalheiro
1981: Condenado na Itália a 12 anos e 10 meses de prisão por "participação em bando armado" e "ocultação de armas". No mesmo ano, ele foge para França.
Siga o @EstadaoPolitica no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados










