Entre a música e a matemática, a fórmula perfeita
Ricardo Rosa, do Rio de Janeiro, conquistou os dois principais prêmios de torneio cervejeiro
Primeiro, vieram a música e os cálculos. E as duas paixões tiveram influência nas cervejas do matemático carioca Ricardo Rosa. No sábado, ele venceu o 2º Concurso Nacional de Cerveja Artesanal, organizado no Rio pela Acerva Carioca, entidade de cervejeiros caseiros.
Faturou o prêmio nas categorias estilo livre, com a english barley wine (cerveja de alto teor alcoólico) chamada A Inveja de Baco, e stout, com a criação Espresso da Meia-Noite - com ''''s''''.
Da matemática, aprendeu a pesquisa meticulosa de estilos e a parte técnica da fabricação de bebida. ''''Gosto de identificar qualitativa e quantitativamente o que influencia o processo, é curiosidade científica'''', diz. Ele afirma que, na música, tinha boa técnica.
''''Mas sentia que faltava inspiração. Sempre tive receio de ser tachado de técnico e não de artista.'''' Suas cervejas, porém, têm dose de inventividade, como constaram os jurados. E também os norte-americanos. Em julho, Ricardo foi o primeiro estrangeiro a vencer uma das categorias do Brewers Cup de Indianapolis, com A Inveja....
As cervejas do carioca também chamam atenção pelos nomes. ''''A Inveja de Baco é uma brincadeira. Até Baco invejaria, pois está mais encorpada que vinho'''', diz. A Espresso... foi trocadilho com o filme: o ''''s'''' entrou para ressaltar notas de café na cerveja.
A Inveja..., aliás, foi protagonista de outro ''''pecado''''pós-concurso: a cobiça. Durante a entrevista, Ricardo pediu licença e correu à geladeira onde estavam as amostras concorrentes, para ''''salvar'''' o exemplar restante da barley wine. Tarde demais.
Por ora, ele não tem planos de vender a bebida. Mas mantém um site (http://blog.cervejarte.org) com informações sobre a prdoução.
Do Rio Grande
A Schmitt, de Porto Alegre, vende edição limitada da stout La Brunette (4,5% de teor alcoólico e bom aroma de café e malte torrado) em garrafas de 750ml. Cada uma sai por R$ 12, fora o frete, no Cervejas Net (www.cervejasnet.com.br).
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Presidente do PT critica privatizações ...
- 05 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 09 Mário Gobbi é novo presidente do ...
- 10 Japão mobiliza 900 soldados para ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





