Produtor de São Carlos fará vinho personalizado
As videiras viníferas já estão cultivadas. Ideia de Bonucci é montar um kit no qual os clientes farão os próprios blends
Após quase 30 anos atuando como executivo da Alpargatas, Victor Carlos Bonucci, de 63 anos, decidiu investir em uma nova ocupação: virou vinicultor em São Carlos, região de Ribeirão Preto (SP). Sua vinícola, a Villaggio Bonucci, tem atualmente 4.300 pés de uvas, de três variedades: cabernet sauvignon (1.150 pés), merlot (1.150) e syrah (2 mil). E aumentará em mais mil mudas de syrah ainda em 2009, sem contar outras 3 mil mudas de sauvignon blanc para 2010. A primeira colheita ocorrerá no próximo ano, mas Bonucci aposta na venda do Fuse Box Vinhos, um kit que uma pessoa pode personalizar a sua própria receita em casa e depois pedir à fábrica.
INVESTIMENTO
Bonucci investiu cerca de R$ 1,5 milhão nos últimos anos, incluindo os 5 hectares do vinhedo (R$ 90 mil) e a montagem da fábrica de vinhos, incluindo um restaurante, que abre somente aos domingos. A vinícola foi planejada com cuidado e, nas viagens que fazia como executivo, não perdia tempo, pois conheceu diversas vinícolas nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. "Há 20 anos faço estudos sobre videiras", revela ele.
Na área que herdou dos pais, Bonucci já sabia que poderia produzir uvas. E detalha três itens importantes: a boa drenagem da terra, que é arenosa e tem baixo teor de argila, a insolação chega a 2.300 horas/ano (superior à da Serra Gaúcha, por exemplo, que atinge 1.800 horas/ano) e amplitude térmica favorável (em média, durante o dia a temperatura chega a 27 ou 28 graus e à noite fica entre 15 e 16 graus). "Os sabores e aromas dependem do trato cultural, clima e tipo de solo em que for plantada a videira", diz. Por isso, no fim de 2006 iniciou o plantio das três variedades para produzir vinho fino.
O sistema de condução da espaldeira está no sentido norte-sul, fazendo com que a plantação receba a luz solar pela manhã pelo lado leste e à tarde pelo oeste, sendo que no sol a pino a vegetação protege os cachos de uvas. A primeira safra será colhida no fim de 2010, no período primavera-verão. Bonucci destaca que a região não tem mais geadas noturnas no inverno e primavera, possibilitando uma melhor programação da poda e da colheita.
AMENDOIM
Em seu parreiral, ele plantou amendoim forrageiro, fornecedor de nitrogênio para as uvas, entre as espaldeiras, dando a impressão de um tapete verde.
A vinícola pode ser visitada pelos clientes, que encontram ainda várias árvores frutíferas e três praças: La Dolce Vita (sob uma mangueira centenária, na entrada do restaurante), a das Ruínas (com maquinários antigos, puxados por animais) e La Vie Em Rose (na entrada das videiras). Ainda à espera da primeira safra, em março de 2008 Bonucci testou os equipamentos da fábrica com uvas do Sul. Ele tem no depósito tanques com isolante térmico para armazenar 30 mil litros.
Como abriu o restaurante em abril de 2008, Bonucci fez parceria com a Vinícola Larentis, de Bento Gonçalves (RS), onde fez estágio para o próprio negócio e acompanhou três colheitas e produções desde 2004. Da Larentis, ele recebe, com o rótulo da Villaggio Bonucci, três vinhos, que serve aos seus clientes: Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinotage.
Além de Victor Bonucci, outras empresas começam a investir na produção de uvas para vinhos de qualidade. Um exemplo disso é a Vinícola Góes, de São Roque (SP), que tem 60 anos de tradição em produção de vinhos de mesa (os mais comuns), usando 50 hectares em vinhedos.
Por enquanto, os vinhos finos que comercializa são produzidos no Sul. Mas, para o início 2011, a Góes já terá um vinhedo de 8 hectares em escala de produção para as varietais cabernet sauvignon e cabernet franc, segundo o diretor Claudio José de Góes, que preside a Câmara Setorial da Uva e do Vinho do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura. "Estamos retrabalhando em São Paulo, ajustando tecnologias e variedades", diz Góes. Sua empresa ainda está fazendo pesquisas privadas em Buri. E ele lembra que há outros vinicultores se preparando para produzir vinhos finos em Espírito Santo do Pinhal, Valinhos e também em Vinhedo.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 02 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 03 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 04 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 05 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 06 Planalto aborta visita de Dilma a obra da ...
- 07 Presidente do PT critica privatizações ...
- 08 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 09 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 10 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





