AMD lança nova geração de chips para competir com Intel
Apelidada de Barcelona, linha de chips é 70% mais rápida que anterior
A AMD apresentou nesta segunda-feira sua nova geração de microchips, apelidada de Barcelona, numa aguardada iniciativa da empresa para recuperar fatia de mercado em relação a sua rival de maior porte, a Intel.
Clientes da AMD como Dell, HP e Sun Microsystems já estão lançando computadores com os novos chips AMD Barcelona, e a fabricante de processadores já prevê os lucros vindos do novo processador.
A Intel recuperou mercado da rival nos últimos dois anos com o lançamento de novos produtos do projeto dual-core e quad-core, chips com dois e quatro núcleos de processamento, respectivamente.
"O que está em jogo aqui é a AMD parando de perder fatia de mercado e iniciando mais uma vez uma ofensiva contra a Intel", disse o analista da Insight 64, Nathan Brookwood. "Essa é a questão central."
A Intel lançou recentemente processadores de última geração para servidores, mas eram apenas versões mais rápidas, disse Brookwood, pontuando que os próprios chips da Intel - chamados de Nehala - com projeto similar aos processadores da AMD não devem chegar ao mercado em menos de um ano.
O novo chip da AMD é até 70% mais rápido que seus antecessores e consomem a mesma quantidade de energia. Além disso, os novos processadores têm como objetivo o mercado de servidores, no qual a AMD teve vantagem sobre a Intel nos últimos anos.
Notícias relacionadas:
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 06 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 07 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 08 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Em 2004, ministra admitiu ter feito ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





