Britânicos apresentam protótipo de 'carro mais rápido do mundo'
Equipe quer construir até 2012 veículo capaz de quebrar o atual recorde de velocidade: 1.610 mil km por hora.

Uma equipe de engenheiros britânicos apresentou neste final de semana um modelo de um carro ultra-rápido, capaz de atingir velocidade superior a mil milhas por hora (ou 1,6 mil km por hora).
O modelo em tamanho real tem 12,8 metros de comprimento. O carro supersônico foi batizado de Bloodhound SuperSonic Car (SSC) e é resultado de mais de três anos de pesquisas em aerodinâmica.
A traseira do carro começará a ser construída no primeiro trimestre de 2011 pela empresa do setor aéreo Hampson Industries. A construção da parte da frente do veículo ainda está sendo negociada com outra empresa.
"Nós estamos perto de fechar acordos para construir o carro inteiro", disse o engenheiro Mark Chapman.
"Esperamos poder colocar o carro na pista na Grã-Bretanha até o final de 2011 ou começo de 2012", disse ele à BBC.
O objetivo dos engenheiros é levar o carro imediatamente ao lago seco de Hakskeen Pan, na África do Sul, onde são feitos os testes com os veículos mais rápidos do mundo.
Para tornar-se o carro mais rápido do mundo, ele teria que atingir uma velocidade superior a 1.228 quilômetros por hora, marca atingida pelo Thrust SuperSonic Car em 1997.
No entanto, a equipe que desenvolveu o Bloodhound é otimista e acredita que o novo recorde pode humilhar o anterior: mais de 1.610 quilômetros por hora.
O Bloodhound, de cores laranja e azul, contém foguetes de propulsão híbridos, do tipo Falcon, e um motor do tipo Eurofighter-Typhoon.
Três pessoas que trabalharam no Thrust, atual detentor do recorde mundial, estão no projeto do Bloodhound.
O modelo foi apresentado na feira internacional do setor aéreo de Farnborough, no sul da Inglaterra. Só o modelo tem 950 kg, mas o veículo de verdade tem peso estimado em seis toneladas.
O protótipo exposto já contém as novidades de aerodinâmica do projeto. Antes das modificações, o fluxo do ar empurrava o veículo para cima.
Com algumas mudanças na traseira, os engenheiros acreditam ter conseguido impedir o carro de "decolar" em altas velocidades.
O projeto recebeu patrocínio da Intel, que também trouxe conhecimento em computação para ajudar a resolver o problema.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 03 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 04 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 05 Presidente do PT critica privatizações ...
- 06 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 07 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 08 Planalto aborta visita de Dilma a obra da ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





