E-mail falso da Receita Federal circula com novo 'assunto'
Após alerta emitido pelo órgão, quadrilhas alteram nome do e-mail, que contém links maliciosos
Três dias após novo alerta da Receita Federal sobre falsos e-mails enviados em nome da instituição, outro spam está circulando pela internet, mas agora com o campo "assunto" modificado. O e-mail vem como "IRPF 2007 - Comunicado Importante" e contém links que apontam para arquivos executáveis com vírus para roubar informações do computador.
Veja também:
Receita alerta para e-mails falsos enviados por quadrilhas
Só 20% dos e-mails recebidos no Brasil não são spams
A mensagem diz que houve problemas na restituição do Imposto de Renda do usuário e oferece um link para consulta da quantia depositada na conta. A aparência do e-mail segue fielmente o planejamento visual adotado pela Receita Federal, com logotipos da instituição e do Ministério da Fazenda. Os números de telefone para contato são reais.
De acordo com Marcelo Sanches, gerente de produtos da fabricante de antivírus Trend Micro, uma operação simples pode evitar a contaminação e acabar. "Basta colocar o mouse sobre o link, sem clicar, e checar o endereço de destino na parte de baixo do programa de e-mail ou do navegador." No caso do e-mail da receita, é aberto um arquivo malicioso com final "scr".
Segundo a Receita, quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. A instituição não envia e-mails aos contribuintes.
Notícias relacionadas:
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 05 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





