Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Saúde
Início do conteúdo

OMS vai destinar US$ 785 milhões para erradicar 17 doenças em países pobres

Entre as enfermidades listadas pela Organização Mundial da Saúde estão a dengue, a hanseníanse, a doença de Chagas, a raiva e a esquistossomose

03 de fevereiro de 2012 | 14h 43
Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer erradicar 17 doenças e enfermidades comuns em países pobres e em desenvolvimento, como hanseníase e Chagas, no período de 2015 a 2020. Na tentativa de conter o avanço dessas doenças, a entidade vai investir US$ 785 milhões. A ideia é incentivar programas locais de distribuição de medicamentos e tratamento de saúde. As informações são da OMS.

Órgão pretende erradicar essas doenças, como a dengue, até o final de 2020 - Arquivo/AE
Arquivo/AE
Órgão pretende erradicar essas doenças, como a dengue, até o final de 2020

Na relação de doenças e problemas de saúde também estão cisticercose, dengue, tripanossomíase humana do tipo africano, leishmaniose, filariose linfática, raiva e esquistossomose, além de consequências de picadas de cobra, por exemplo.

A decisão foi anunciada nesta última quinta, 2, durante uma reunião de especialistas, em Londres, no Reino Unido. Na reunião, foi aprovado um roteiro definindo as prioridades para erradicar as chamadas doenças tropicais negligenciadas.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que a reunião desta quinta foi “histórica e sem precedentes”. Segundo ela, há uma confiança coletiva de que será possível erradicar essas doenças até o final de 2020. A diretora-geral lembrou ainda que as ações devem reunir as iniciativas públicas e privadas.