Anvisa decide sobre adição de sabores a cigarros nesta terça
Em dezembro de 2011, agência reguladora promoveu audiência pública para debater a proposta de acabar com os cigarros aromatizados, que incentivariam jovens ao hábito de fumar
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide nesta terça, 14, sobre o fim da adição de sabores a cigarros e outros produtos derivados do tabaco.
Veja também:
Anvisa quer proibir substâncias aromatizantes que dão sabor a cigarros
Estudo denuncia adição de açúcar no tabaco para atrair menores
Narguilé pode ser 450 vezes mais perigoso do que o cigarro, diz estudo

Em dezembro do ano passado, a Anvisa promoveu uma audiência pública para debater a proposta de acabar com os cigarros aromatizados - aqueles com sabor mentolado, doce ou de especiarias. A agência reguladora argumentou que os cigarros com sabor estimulam jovens e adolescentes ao hábito de fumar.
A proposta dividiu opiniões das entidades de saúde e dos produtores de fumo. Para as organizações da sociedade civil e institutos de saúde, a indústria recorre aos aromatizantes, flavorizantes e ao açúcar para atrair o público jovem. Os fabricantes rebatem que não existe comprovação científica de que os aditivos aumentem o consumo e alegam que a ausência dessas substâncias inviabiliza a produção de fumo no Brasil.
De 2007 a 2010, subiu de 21 para 40 o número de marcas de cigarros com aroma registradas na Vigilância Sanitária, segundo a Anvisa.
Notícias relacionadas:
- Asteroide '2012 KT42' passa a 14 mil quilômetros da Terra
- Americanos divulgam banco de dados genético de câncer infantil
- Exerícios e vitamina D ajudam a reduzir riscos de queda
- Cientistas descobrem gene causador de síndrome rara que inibe o crescimento
- Sustentabilidade está fora da agenda da política pública
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 05 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





