Bactérias protegem abelhas contra parasitas
Insetos desenvolveram menos infecções no intestino
Bactérias presentes no intestino de abelhas parecem proteger contra infecções de um parasita intestinal virulento, mostra um novo estudo.
Cientistas do Swiss Federal Institute of Technology Zurich, na Suíça, sugerem que esses micro-organismos são transmitidos socialmente e que a presença deles pode reduzir as infecções pelo parasita Crithidia bombi.
Para chegar à conclusão, os autores monitoraram abelhas operárias em um ambiente isolado e semi-estéril para simular um estilo de vida solitário. As abelhas que podiam se alimentar em local onde havia fezes das companheiras desenvolveram uma microbiota _conjunto de bactérias_ no intestino similar à das abelhas saudáveis encontradas na natureza.
Quando expostas ao parasita C. Bombi, as abelhas que desenvolveram as bactérias tinham menos infecções no intestino em relação às que não tinham essa microbiota, revela o estudo.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 05 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





