Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Ciência
Início do conteúdo

Contato com ETs não é uma boa ideia, diz Stephen Hawking

Vida inteligente pode evoluir para uma forma 'que não gostaríamos de ver', disse o cientista britânico

26 de abril de 2010 | 13h 38
EFE

O físico e matemático Stephen Hawking afirmou que é "perfeitamente racional" aceitar a existência de vida inteligente fora da Terra, mas disse que a humanidade não deveria buscar contato com outras civilizações.

Busca por ETs pode dar resultado em breve, diz astrônomo

Stephen Hawking, durante palestra concedida no início do mês - Dave Einsel/AP
Dave Einsel/AP
Stephen Hawking, durante palestra concedida no início do mês

"Para meu cérebro matemático, os números só fazem pensar em extraterrestres de modo perfeitamente racional", disse ele em uma entrevista para um programa especial do canal Discovery.

A despeito disso, "se os extraterrestres nos visitarem, os resultados seriam como quando Colombo chegou à América, o que não acabou bem para os nativos", disse ele, referindo-se às várias tentativas realizadas de se estabelecer comunicação com inteligências no espaço.

Já foram enviados sinais de rádio ao espaço na esperança de se obter uma resposta, e sondas espaciais já foram equipadas com informações sobre a Terra e saudações da humanidade.

"Só temos que observar a nós mesmos para ver como a vida inteligente poderia desenvolver-se em algo que não gostaríamos de encontrar", disse o pesquisador de 67 anos.




Siga o @EstadaoCiencia no Twitter

Animais silvestres em perigo

  • Animais silvestres em perigo
  • Novo Código Florestal foi destaque de meio-ambiente em 2011
  • Vídeo mostra redução de vazamento de petróleo