Desmatamento dobra em relação a junho, mas cai na comparação com 2009
Os Estados onde foram registradas as maiores áreas devastadas em julho são Pará e Mato Grosso
O sistema de detecção de desmatamento em tempo real da Amazônia (Deter), do Inpe, registrou 485 km2 de desmatamento no mês de julho, quando 29% da Amazônia Legal esteve coberta de nuvens. Em junho, quando a cobertura de nuvens registrada foi de 28%, a área devastada tinha sido de 243,7 km2. O aumento é de 96%.
Veja também:
O histórico do desmatamento na Amazônia
Na comparação com julho de 2009, no entanto, houve queda de 42%. No acumulado de 12 meses, o total de alertas do Deter caiu de 4.375 km2 para 2.295 km2.
Na divulgação de seu relatório, o Inpe adverte que não recomenda o uso de dados do Deter para a comparação entre períodos de tempo, "em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites".
O balanço anual de desmatamento é feito por outro sistema, o Prodes, que é mais sensível e detecta um maior número de desmatamentos em áreas menores.
Em 2009, o Prodes detectou mais de 7.000 km2 de desmatamento, retomando a tendência de queda que vinha desde 2005 mas que havia sido interrompida em 2008.
Os Estados onde foram registradas as maiores áreas devastadas em julho são Pará (237,9 km2) e Mato Grosso (102,2 km2). Depois vêm Rondônia (70 km2), Amazonas (46,9 km2), Maranhão (22 km2), Acre (4,5 km2) e Tocantins (1,6 km2).
Notícias relacionadas:
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 05 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 06 Presidente do PT critica privatizações ...
- 07 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 08 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





