Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Ciência
Início do conteúdo

Maior telescópio do mundo é inaugurado na Espanha

O Gran Telescopio Canarias, um investimento de US$ 185 milhões é dotado de um espelho de 10,4 metros

24 de julho de 2009 | 16h 42
Associated Press

Um dos mais potentes telescópios da Terra abriu sua cúpula pela primeira vez nesta sexta-feira, 24, para iniciar a exploração da luz tênue das partes mais distantes do Universo.

O Gran Telescopio Canarias, um investimento de US$ 185 milhões, dotado de um espelho de 10,4 metros, fica no topo de um vulcão extinto. Sua localização, acima das nuvens, beneficia-se dos céus claros do Oceano Atlântico.

Vista da cúpula do Gran Telescopio Canarias, durante a festa de sua inauguração. Reuters

Planos para o telescópio tiveram início em 1987, e envolveram mais de mil empresas. A inauguração desta sexta-feira foi realizada pelo rei Juan Carlos.

O observatório fica 2,4 km acima do nível do mar, onde os ventos predominantes mantêm a atmosfera estável e transparente, diz o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias.

O instituto, que administra o telescópio, disse que o instrumento vai capturar o nascimento de estrelas, estudar buracos negros e decifrar a química do início do Universo.

O telescópio é composto de 36 espelhos separados, que começaram a ser focalizados em julho de 2007 para, finalmente, operar como um único espelho, dirigindo a luz para um ponto central. 

O Gran Telescopio Canarias, maior telescópio do mundo, visto de perto, com nuvens ao fundo. AP

Entre os cientistas que  já realizaram pesquisas em La Palma está Brian May, guitarrista do grupo musical Queen, que fez parte dos estudos para seu doutorado em astrofísica no instituto.

May compôs uma trilha musical para a inauguração do telescópio.



Siga o @EstadaoCiencia no Twitter

Novo Código Florestal foi destaque de meio-ambiente em 2011

  • Novo Código Florestal foi destaque de meio-ambiente em 2011
  • Vídeo mostra redução de vazamento de petróleo
  • Entenda o novo Código Florestal: Anistia
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix