Papa Bento XVI afasta bispo uruguaio vítima de chantagem
Dois homens tentaram extorquir o sacerdote, que teria mantido relações homossexuais com eles
Os bispos do Uruguai manifestaram "profunda dor" pelo "grave pecado" do titular da diocese de Minas (120 km a norte de Montevidéu), removido do cargo pelo papa Bento XVI por, supostamente, ter mantido relações homossexuais.
Menino é submetido a exorcismo para 'curar' homossexualismo
Lefebvrianos ordenam sacerdotes; Vaticano desaprova
Em comunicado, a Conferência Episcopal Uruguaia informou que Bento XVI "aceitou a renúncia" de Francisco Domingo Barbosa de Silveira, apresentada por "graves motivos pessoais".
"Os bispos expressamos profunda dor pelo grave pecado que atingiu a Igreja e, de modo especial, a diocese de Minas", disse o comunicado, que apresenta, como sucessor de Barbosa, Rodolfo Wirz, até agora bispo de Maldonado, 140 km a leste de Montevidéu.
Fontes da conferência episcopal disseram que a remoção só implica na saída de Barbosa do comando da diocese. "Em princípio, ele não deixa de ser bispo", e pode continuar a desempenhar funções de sacerdote, como oficiar missas.
O caso de Barbosa ganhou repercussão na mídia uruguaia depois que o bispo denunciou à polícia dois homens, acusando-os de chantagem. Os dois, que têm antecedentes criminais, teriam mantido relações sexuais com o sacerdote, gravadas com a câmera de um telefone celular.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Presidente do PT critica privatizações ...
- 05 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 09 Mário Gobbi é novo presidente do ...
- 10 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





