Rússia cria sistema de satélites para estudar o Ártico
Rússia e Canadá iniciaram planos para aumentar presença militar nessa região, rica em recursos naturais
A Rússia vai criar um sistema de satélites para estudar o Ártico, informou nesta quarta-feira,1, Lev Zelenyi, diretor do Instituto de Estudos Espaciais russo.
"A Rússia terá seu próprio programa de estudos das regiões árticas por meio de satélites. O programa acaba de ser aprovado", contou Zelenyi, citado pela agência "Interfax".
O sistema "Ártico" irá integrar equipes de comunicação e satélites de pesquisa da Terra à distância, que irão funcionar em bandas ópticas e de rádio.
A Rússia é membro do Conselho Ártico formado por Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e os Estados Unidos, países que têm territórios na região.
Além disso, outros seis países são reconhecidos como observadores permanentes: França, Alemanha, Holanda, Polônia, Espanha e Grã-Bretanha.
O Canadá e a Rússia iniciaram planos para aumentar sua presença militar nas regiões árticas, ricas em recursos naturais não explorados, em apoio às reivindicações de soberania sobre territórios disputados.
Moscou manifestou sua intenção de construir até 2020, nove sistemas (três nucleares e seis convencionais) para o controle do Ártico. Em julho, o país anunciou a criação de duas brigadas de especialistas com base na região.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 05 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





