Tripulação multinacional decola rumo à estação espacial
Um trio de astronautas decolou a bordo de um foguete russo Soyuz nesta quarta-feira com a missão de fazer com que a Estação Espacial Internacional volte a ter mão-de-obra integral depois que um acidente com o lançamento de uma carga em agosto interrompeu os voos.
O foguete levando o cosmonauta russo Oleg Kononenko, o astronauta da Nasa Don Pettit e Andre Kuipers, da Agência Espacial Europeia, decolou às 11h16 (horário de Brasília) do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, mostrou uma transmissão da Nasa Television.
A tripulação veterana deve alcançar o posto orbital às 13h22 (horário de Brasília) de sexta-feira. Os astronautas vão se juntar ao comandante da estação, Dan Burbank, e a dois cosmonautas russos que chegaram no mês passado, elevando o total a bordo para seis tripulantes.
Voos Soyuz para a estação foram interrompidos por defeitos da nave de carga russa Progress em agosto. O motor do Progress é praticamente idêntico ao usado para transportar tripulantes para a estação espacial, o que provocou a suspensão dos voos até que a causa do acidente pudesse ser encontrada e consertada.
Engenheiros russos acharam que o problema estava na contaminação de uma linha de combustível, o que não deixou que o motor do foguete disparasse. A cápsula se partiu assim que caiu de volta na atmosfera, espalhando destroços por toda a Sibéria.
Após inspeções detalhadas e novos procedimentos para aumentar o controle de qualidade, a Rússia retomou os voos de carga para a estação em 30 de outubro, e começou a transportar tripulantes para lá desde 14 de novembro.
Além de retomar os experimentos científicos a bordo da estação, os astronautas e cosmonautas devem supervisionar o início dos voos de reabastecimento de carga comerciais.
Notícias relacionadas:
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 03 Marconi Perillo se antecipa à CPI do ...
- 04 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 05 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Governo já discute redução de superávit ...
- 08 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados





