Vaticano lamenta decisão anglicana de aceitar bispos mulheres
'Decisão significa afastamento da tradição apostólica mantida por todas as igrejas', disse representante católico
A Igreja Anglicana deu mais um passo na direção de permitir que mulheres entrem para o episcopado, mas ainda está a alguns anos de distância da votação final sobre a questão que ameaça dividir a igreja.
O Sínodo Geral rejeitou os apelos de tradicionalistas pela manutenção da tradição masculina e, ao contrário, votou na segunda-feira, 7, o estabelecimento de um código para a prática do sacerdócio que deve acomodar todas as opiniões.
O Reverendo Tom Wright, bispo de Durham, disse nesta terça-feira, 8, que a igreja não deveria ter votado. "Nós tivemos um debate na Casa dos Bispos em maio e chegamos ao mesmo tipo de confusão que tivemos na segunda", disse. "Nós deveríamos ter parados os debates. Era a hora errada."
A votação causou consternação no Vaticano, que também fez objeções à permissão do sacerdócio para mulheres na igreja anglicana. "Tal decisão significa um afastamento da tradição apostólica mantida por todas as igrejas desde o primeiro milênio, e portanto é um obstáculo para a reconciliação entre a Igreja Católica e a Anglicana", disse o Cardeal Walter Kasper, chefe do Conselho Pontífice para a Promoção da Unidade Cristã.
A votação de segunda-feira, 7, autoriza um grupo a fazer um rascunho do Código, que vai ser votado no Sínodo Geral de fevereiro. Demais revisões que necessitem de votação ficarão para 2010. Então, a maioria das dioceses da Inglaterra teria que concordar em ter mulheres como bispos, o que levaria a um voto futuro para 2011 ou 2012.
O sínodo rejeitou formar uma terceira arquidiocese dentro da Igreja da Inglaterra que seria reservada a uma liderança exclusivamente masculina, assim como a proposta de "superbispos" homens que assumiriam as paróquias que não quisessem a participação de mulheres no sacerdócio.
A Igreja anglicana ordena mulheres como padres desde 1994, e hoje em dia quase metade daqueles em treinamento para o sacerdócio são mulheres.
Notícias relacionadas:
- Para repórter da BBC, conflito na Síria pode virar guerra civil
- Igreja Católica vai usar internet contra a pedofilia
- Vítima de padre pedófilo diz ter pena de algoz e pede que ele seja ajudado
- Estados Unidos aliviam restrições a mulheres no Exército
- Silêncio sobre abuso sexual é 'fatal' para Igreja, diz Vaticano
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 02 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 03 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 04 Japão mobiliza 900 soldados para ...
- 05 Retrospectiva 2011: Terremoto e tsunami matam ...
- 06 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
- 07 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 08 Irã bloqueia acesso ao Google e a outras ...
- 09 Presidente do PT critica privatizações ...
- 10 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados





