key_Ciência

segunda-feira, 11 de agosto de 2008, 16:34 | Online

Terminam os últimos testes do Grande Colisor de Hádrons

Cern testou a injeção e condução de partículas no anel subterrâneo antes de primeira grande experiência

Efe

Operário trabalha em um dos grandes magnetos do LHC

Dilvulgação

Operário trabalha em um dos grandes magnetos do LHC

GENEBRA - O Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern) testou com êxito a injeção e condução de partículas no anel subterrâneo do LHC, um gigantesco tubo acelerador de partículas que tem como objetivo desvendar a estrutura essencial da matéria.

 

Veja também:

link Acelerador de partículas será testado em setembro

link LHC não vai destruir a Terra, conclui relatório de segurança

link Cientistas querem proibir simulação do 'Big Bang'

 

"Tudo foi bem e estamos muito contentes", declarou para a agência nacional de notícias suíça o porta-voz do Cern, James Gilies.

 

O ensaio, realizado várias vezes durante todo o fim de semana, consistiu em provar a sincronização do LHC (Large Hadron Collider, Grande Colisor de Hádrons) com o acelerador SPS.

 

Esse experimento permitiu que os cientistas ajustassem as medidas e a condução de partículas pelos imãs que o LHC tem.

 

Esses ensaios foram os últimos antes da primeira grande experiência do LHC, prevista para o próximo dia 10 de setembro.

 

O LHC é um acelerador de 27 quilômetros de circunferência equipado com grandes imãs supercondutores (que, para funcionar, precisam de temperaturas muito baixas), construído para desvendar as forças que formaram o universo.

 

A máquina fica em um túnel a uma profundidade que oscila entre 50 e 120 metros, e se divide em oito setores, seis dos quais ficam resfriados a -271º C.

 

Quando a máquina funcionar a pleno rendimento, se produzirão na regiões de interações um bilhão de colisões por segundo.


Tags:  Ciência, LHC     O que são TAGS?