key_Ciência
segunda-feira, 11 de agosto de 2008, 16:34 | Online
Terminam os últimos testes do Grande Colisor de Hádrons
Cern testou a injeção e condução de partículas no anel subterrâneo antes de primeira grande experiência
Efe

Veja também:
Acelerador de partículas será testado em setembro
LHC não vai destruir a Terra, conclui relatório de segurança
Cientistas querem proibir simulação do 'Big Bang'
"Tudo foi bem e estamos muito contentes", declarou para a agência nacional de notícias suíça o porta-voz do Cern, James Gilies.
O ensaio, realizado várias vezes durante todo o fim de semana, consistiu em provar a sincronização do LHC (Large Hadron Collider, Grande Colisor de Hádrons) com o acelerador SPS.
Esse experimento permitiu que os cientistas ajustassem as medidas e a condução de partículas pelos imãs que o LHC tem.
Esses ensaios foram os últimos antes da primeira grande experiência do LHC, prevista para o próximo dia 10 de setembro.
O LHC é um acelerador de 27 quilômetros de circunferência equipado com grandes imãs supercondutores (que, para funcionar, precisam de temperaturas muito baixas), construído para desvendar as forças que formaram o universo.
A máquina fica em um túnel a uma profundidade que oscila entre 50 e 120 metros, e se divide em oito setores, seis dos quais ficam resfriados a -271º C.
Quando a máquina funcionar a pleno rendimento, se produzirão na regiões de interações um bilhão de colisões por segundo.
Tags:
Ciência,
LHC
O que são TAGS?