Desde o final do século XIX, o local já recebia diversas linhas de trem, que estacionavam nas muitas estações existentes na região. Recentemente o terminal, inaugurado no dia 17 de Dezembro de 1988, foi renomeado Palmeiras-Barra Funda, em homenagem ao clube de futebol, cuja sede fica a pouco menos de 1km de distância. Seu crescimento foi resultado da construção do metrô e da necessidade de retirar do Glicério e da estação Júlio Prestes diversas linhas de ônibus. Fato que ganhou força a partir da década de 70, quando a prefeitura e a Fepasa, antiga Ferroviária Paulista S.A, começaram a planejar a construção de um local que centralizasse as estações de trem, metrô e um terminal rodoviário.O projeto demorou mais de 10 anos para sair do papel e foi inaugurado com um terminal rodoviário provisório. Atualmente o terminal Barra Funda é o segundo mais movimentado da capital, perdendo apenas para o Tietê.
Páginas selecionadas pelo Editor
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19771021-31471-nac-0034-999-34-not/busca/Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19770929-31452-nac-0084-999-84-not/busca/terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19780801-31710-nac-0050-999-50-not/busca/terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19810326-32526-nac-0076-999-76-not/busca/terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19881018-34862-nac-0050-999-50-not/busca/terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19900114-35250-nac-0029-999-29-not/busca/Barra+Funda+Terminal
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19950711-37155-spo-0019-cid-c3-not/busca/Terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20020823-39756-nac-96-szo-zo13-not/busca/Terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20060411-41083-spo-38-cid-c5-not/busca/Terminal+Barra+Funda
- http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20100507-42570-spo-37-cid-c1-not/busca/Terminal+Barra+Funda
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.