Um dia em 150 anos: O fim dos bondes na Vila Mariana

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Por Acervo Estadão
Atualização:
A pavimentação da rua Domingos de Morais cobre os trilhos do bonde que circulava na região, em 1963. Foto: Domício Pinheiro/Estadão

O fotógrafo do Estadão, Domício Pinheiro, registrou em abril de 1963 o fim de uma era e o começo de outra. A pavimentação da rua Domingo de Morais, no bairro da Vila Mariana, na Zona Sul da cidade, cobrindo os trilhos mostra o fim dos bondes como opção de transporte em São Paulo.

A rua Domingos de Morais sempre foi uma ligação importante para o Caminho do Mar e para o sul da cidade. Ela foi chamada de ‘Caminho do Carro para Santo Amaro’. Por ele passaram carros de bois, burros de carga, trem a vapor e bonde. Atualmente a região é servida pelo metrô.

PUBLICIDADE

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

Publicidade

Veja também

GALERIA DE FOTOS

ACERVO

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.