Um dia em 150 anos: rua Avanhandava na década de 1950

Série do Acervo Estadão mostra cenas e histórias do cotidiano registradas pelo jornal desde a sua fundação, em 4 de janeiro de 1875

PUBLICIDADE

Foto do author Rose Saconi
Rua Avanhandava, no Centro de São Paulo, em foto de 14/12/1957 Foto: OSWALDO LUIZ PALERMO

A pequena rua Avanhandava, local hoje de grande concentração de bares e restaurantes, já era uma via com trânsito complicado no tempo em que era uma rua só de casas, como se vê na foto de Oswaldo Palermo de 1957. “O tráfego se torna praticamente impossível onde habitualmente estacionam carros de ambos os lados”, noticiou o Estadão na época (abaixo).

Estadão - 14 de dezembro de 1957

Página do Estadão de 14 de dezembro de 1957 Foto: Acervo Estadão

Mancini

PUBLICIDADE

Localizada em uma travessa da rua Augusta, a Avanhandava foi mudando sua identidade com o passar dos anos. Em 1980 Walter Mancini construiu ali a cantina Famiglia Mancini.

O restaurante se tornou referência para turistas e apreciadores da culinária italiana. O empresário, por sua vez, tornou-se ‘o dono da rua’, local que ajudou a revitalizar em 2007. Ele encabeçou a reforma da via que ganhou novo paisagismo, duas fontes, calçadas mais largas, fiação subterrânea e nova iluminação.

Estadão - 19 de janeiro de 2007

Página do Estadão de 19 de janeiro de 2007 Foto: Acervo Estadão

UM DIA EM 150 ANOS

Em seus 150 anos, o Estadão registrou os grandes fatos históricos de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Mas seus repórteres e fotógrafos também voltaram seus olhares para acontecimentos cotidianos, história das pessoas em seus dia-a-dia e seus lugares. Neste ano de 2025 em que o jornal comemora seu sesquicentenário, o Acervo Estadão faz uma seleção diária possível de alguns desses acontecimentos arquivados nas milhares de páginas do jornal ao longo dos 150 anos.

Publicidade

Veja também

GALERIA DE FOTOS

ACERVO

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.