Ao Vivo

Estadão

Acompanhe a Parada Gay em São Paulo

Acontece neste domingo a 19ª edição da Parada Gay em São Paulo, considerada a maior festa LGBT do mundo; acompanhe a cobertura minuto a minuto

A 19ª Parada Gay movimenta a cidade neste domingo na região da Avenina Paulista. Em 2013, o evento foi considerado pela SPTuris o segundo maior da capital (só ficou atrás da Virada Cultural). Este ano, o tema é "Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!", numa brincadeira com a música "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi. No ano passado, 100 mil pessoas participaram da parada, segundo estimativa da Polícia Militar.

Acompanhe a cobertura completa minuto a minuto e participe: envie relatos, fotos e vídeos pelo WhatsApp do Estadão para os números (11) 97069-8639 e (11) 98960-4397.

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 20h20

    07/06/2015

    TV ESTADÃO: Estrelas de 'Orange Is The New Black' desfilam na Parada Gay. Assista

  • 19h12

    07/06/2015

    Os avanços conquistados na última década foram muitos. A partir da visibilidade conferida ao movimento social LGBT, possibilitou-se a criação de marcos normativos e de políticas públicas em todas as esferas de Governo. Leia mais no artigo da conselheira secional e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP Adriana Galvão Moura Abílio.

  • 18h42

    07/06/2015

    O site do deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) é invadido com protesto anti-homofobia. Página também tocava paródia da música I will survive; nas redes sociais, pastor pediu "menos ódio". Leia mais aqui.

  • 18h25

    07/06/2015

    Em tempos em que a Parada Gay traz às ruas de São Paulo o lema Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou ser sempre assim: respeitem-me!, a alteração do registro civil de um transexual é duas vezes mais difícil do que para qualquer outro cidadão. Leia reportagem completa aqui.

    Estadão

  • 18h11

    07/06/2015

    A 19ª Parada Gay contou com a presença do secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo Eduardo Suplicy, de três atrizes do elenco de 'Orange Is the New Black', série do Netflix que mostra a rotina de mulheres um presídio feminino -- Natasha Lyonne, Uzo Aduba e Samira Wiley, que interpretam Nicky Nichols, Crazy Eyes e Poussey --, além de outras personalidades. Confira os melhores cliques da Parada.

    Gabriela Biló/Estadão

  • 17h56

    07/06/2015

    Com o tema "Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!", numa brincadeira com a música "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi, a passeata da 19ª Parada Gay de São Paulo seguirá até a Praça Roosevelt. Confira as interdições de vias no trajeto. 

    Infográfico/Estadão

  • 17h47

    07/06/2015

    A leitora do Estadão Elisa Matile registrou alguns momentos da 19ª edição da Parada Gay em São Paulo. Está na festa? Envie relatos, fotos e vídeos pelo WhatsApp do Estadão para os números (11) 97069-8639 e (11) 98960-4397.

    Elisa Matile

  • 17h35

    07/06/2015

    Namorados há cinco anos, o paraíbano Alexandre Silva, de 35 anos, e o pernambucano Marconi Sales, de 25 anos, foram fantasiados de embalagem para presente de O Boticário. Às vésperas do Dia dos Namorados, a marca foi criticada por conservadores ao exibir uma campanha publicitária onde pessoas do mesmo sexo trocam presentes em comemoração à data.

     

    "Não precisava de tanta polêmica. Quem reclamou ou achou ruim, jogou contra o amor entre as pessoas", afirmou Silva. "Eu não sofro nenhum tipo de preconceito porque me imponho perante a sociedade com minha opinião, me jeito de falar e minhas roupas." Ele e o namorado estão pensando em adotar uma criança. "É algo que precisa ser trabalhado e pensando. Mas nossa família apoia e isso já é um grande passo."

     

    O casal Boticário chamou a atenção do público na Rua da Consolação. Quem passava, tirava selfies com o casal. "É uma provocação muito criativa, uma prova de que o tiro de quem criticou saiu pela culatra", disse o professor João Braga, de 54 anos. (Rafael Italiani, O Estado de S. Paulo)

    Rafael Italiani/Estadão

  • 17h09

    07/06/2015

    Participantes da Parada capricharam na maquiagem e no figurino!

    Carlos Villalba R./EFE

    Andre Lessa/AP

    Andre Lessa/AP

  • 16h56

    07/06/2015

    Vendido como vinho e em garrafas plásticas, o "coquetel composto" é a bebida mais procurada entre os camelôs que fornecem bebidas alcoólicas para o público. Ao custo de R$ 10, a bebida sofre resistência de quem experimenta. "Tem garrafa que o gosto é de vinho. Outras parece catuaba. Para mim é uma bebida misteriosa", disse Allan Diógenes Reis, de 19 anos. Ele e os amigos já tinham consumido cinco garrafas do "coquetel composto". (Rafael Italiani/O Estado de S. Paulo)

     

  • 16h43

    07/06/2015

    Veja fotos da 19ª Parada Gay em São Paulo:

    Felipe Rau/Estadão

    Felipe Rau/Estadão

    Gabriela Bilo/Estadão

  • 16h32

    07/06/2015

    Além de críticas direitas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aparecem na Parada Gay outras manifestações de cunho político.

    Gabriela Bilo/Estadão

  • 16h24

    07/06/2015

    Descendo a Rua da Consolação que está tomada pelo público da Parada LGBT, sentido Praça Roosevelt, o trio elétrico de Valesca Popozuda, patrocinado pela Netflix, tem de tudo: elenco de séries internacionais, hipsters, blogueiros e fotógrafos. Só falta a cantora, que está atrasada para a apresentação em mais de uma hora. O show deveria ter começado às 15h. Para o caminhão não chegar na Roosevelt antes da funkeira, o motorista precisou reduzir a velocidade. A produção não sabe explicar se haverá apresentação dela, enquanto o público aguarda ansioso. "A presença dela aqui é só VIP", disse uma das produtoras.

    Felipe Rau/Estadão

  • 16h11

    07/06/2015

    Ainda dá tempo! Para encerrar a festa deste domingo, a Prefeitura organiza uma série de apresentações gratuitas a partir das 17h, na Praça da República. Entre os artistas, Rico Dalasam, rapper gay paulistano, e o transformista Dimmy Kier.

  • 16h06

    07/06/2015

    Após a polêmica causada pelo comercial de O Boticário, que mostra casais gays trocando presentes do Dia dos Namorados, a marca foi lembrada por participantes da Parada.

    Felipe Rau/Estadão

Estadão Blue Studio Express

Conteúdo criado em parceria com pequenas e médias empresas. Saiba mais.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.