Como sair da crise econômica olhando para o século 21 – e não mais para o século 20? Para um grupo de ambientalistas, empresários e líderes do setor financeiro em São Paulo, a única maneira é voltar a crescer dentro dos princípios da sustentabilidade, rumo a uma economia de baixo carbono. Mas, para isso acontecer, é preciso antes que esses princípios se espalhem pela sociedade para muito além do “gueto ambientalista”.
Esse é o tema de um debate promovido em São Paulo nesta terça-feira, 4, pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria com o Estado. Especialistas em comunicação para massas discutem como levar essa mensagem para o maior número possível de pessoas, a fim de promover uma mudança.
Entre os convidados, o destaque é o cineasta Fernando Meirelles, que falará sobre como levou para a abertura da Olimpíada no Rio o tema das mudanças climáticas para 3,5 bilhões de pessoas. Depois haverá a mesa redonda “Desafios e tendências da comunicação para a sustentabilidade”.
Participam, além de Meirelles, Mônica Gregori, sócia da Agência Cause, que fez o estudo “O Fluxo das Causas”, sobre desafios e oportunidades de comunicar grandes causas como cidades sustentáveis e mudanças climáticas; Ricardo Guimarães, especialista em comunicação e identidade de marca; e Tom Moore, um dos responsáveis pela articulação da campanha global de comunicação dos Objetiv