Ao Vivo

Estadão

Explosões na Bélgica deixam dezenas de mortos e feridos

Ao menos três explosões atingiram o terminal de embarque do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, e a estação de metrô Maelbeek, nesta terça-feira, 22

Polícia belga estava em alerta para possíveis represálias por conta da prisão de um dos principais suspeitos de ter comandado os atentados em Paris em 2015

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 20h45

    22/03/2016

    Encerramos aqui a cobertura em tempo real dos atentados em Bruxelas. Leia a cobertura completa no portal estadão.com.br e na edição de 23/03 de O Estado de S. Paulo

  • 20h17

    22/03/2016

    O secretário do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jeh Johnson, garantiu nesta terça-feira, 22, que não há no país uma ameaça "específica e crível" de possíveis atentados terroristas similares aos ocorridos na Bélgica, que deixaram 31 mortos e 250 feridos. "Neste momento, não temos informação de inteligência específica nem crível de nenhuma ameaça para a realização de ataques similares aqui nos Estados Unidos", declarou hoje o responsável por segurança em comunicado. 

  • 19h22

    22/03/2016

    O governo da França pediu um reforço à luta antiterrorista dentro da União Europeia. Segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, 1,6 mil policiais serão deslocados para patrulhar o país em  meio aos riscos provocados pelos atentados de Bruxelas. "Estamos em guerra e precisamos da mobilização de todos", complementou o premiê Manuel Valls. 

  • 19h02

    22/03/2016

    A polícia alemã informou ter prendido hoje três kosovares suspeitos de ligação com uma rede de extremistas em uma estrada no sul do país. Eles estavam num carro de placa belga, mas as autoridades disseram que até agora não há indícios de que eles podem ter ligação com os atentados de hoje

  • 18h49

    22/03/2016

  • 18h48

    22/03/2016

  • 18h20

    22/03/2016

    A polícia de Bruxelas pediu aos moradores que tiverem imagens dos atentados ao metrô e ao aeroporto colaborarem com a investigação

     

  • 17h41

    22/03/2016

    Segundo o prefeito de Zaventem, Francis Vermeiren, os suspeitos do ataque de hoje em Bruxelas levaram os explosivos dentro de malas e as explodiram dentro do aeroporto. Ainda de acordo com Vermeiren, eles chegaram de táxi ao aeroporto

  • 17h11

    22/03/2016

    A ministra da Saúde da Bélgica, Maggie De Block, acabou de informar o primeiro balanço oficial do governo para os atentados terroristas desta terça-feira em Bruxelas: 31 mortos e 250 feridos.

     

     

    Dessas, 11 pessoas morreram nas explosões no aeroporto e as outras 20 na estação de metrô Maelbeek. Anteriormente, estimativas do próprio governo falavam em até 34 mortos.

  • 16h56

    22/03/2016

    Na Grécia, refugiados organizaram uma manifestação contra os atentados terroristas de Bruxelas. Nas imagens, é possível ver jovens segurando placas com as inscrições "sentimos muito por Bruxelas" e "Odiamos o Isil (acrônimo do Estado Islâmico)".

     

     

    "Deixamos nossas casas, fugimos da Síria, pelo menos motivo, em razão do Isil e dos homens-bomba", afirmou um dos refugiados. "O que aconteceu hoje na Bélgica é muito ruim para nós", disse outra mulher no mesmo acaompamento.

     

     

  • 16h36

    22/03/2016

    O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira, 22, que a coalizão liderada pelos americanos continuará atacando alvos do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

     

     

    "(Continuaremos) batendo no Isil (um dos acrônimos pelo qual o EI é conhecido) e iremos atrás deles", disse o presidente à emissora ESPN durante a partida de beisebol disputada em Havana entre a seleção local e o Tampa Bay Rays, da Flórida

     

     

    "A noção de que qualquer agenda política justificaria a morte de pessoas inocentes como neste caso é algo que está além dos limites", afirmou Obama.

     

     

  • 16h19

    22/03/2016

    Autoridades holandesas dispararam tiros de alerta durante a prisão de três suspeitos na Estação Central de Amsterdã, de acordo com um tuíte reproduzido pela agência Reuters.

     

     

    Um porta-voz da polícia, no entanto, se recusou a fornecer mais informações sobre a prisão, apesar de informar que ninguém se feriu na ação.

     

     

    Uma testemunha ouvida pela Reuters disse que ouviu o som de tiros e viu um suspeito correndo. "Depois, vi muito policiais em cima dele", afirmou Armen Zadoorian.

  • 16h08

    22/03/2016

    Outros monumentos históricos europeus, como a Fontana di Trevi, em Roma, e o Portão de Brandemburgo, em Berlim, foram iluminados com as cores belgas nesta terça-feira para homenagear as vítimas dos atentados terroristas em Bruxelas que deixaram mais de 30 mortos. Veja as imagens abaixo.

    REUTERS/Stefano Rellandini

    REUTERS/Fabrizio Bensch

  • 15h56

    22/03/2016

    A Torre Eiffel, em Paris, acendeu há pouco sua iluminação nas cores da bandeira da Bélgica - como anunciado mais cedo pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo - em homenagem às vítimas dos atentados em Bruxelas.

     

     

    Além da monumento francês, o World Trade Center, em Nova York, também será iluminado nesta terça-feira com as cores belgas, informou o governador do Estado, Andrew Cuomo.

    REUTERS/Philippe Wojazer

  • 15h50

    22/03/2016

    URGENTE: A polícia da Bélgica acaba de confirmar que encontrou em uma casa em Schaarbeek, no subúrbio de Bruxelas, uma bandeira do Estado Islâmico e um dispositivo explosivo com pregos e outros objetos para potencializar seu poder de destruição.

     

     

    "As buscas nos levaram a descobrir um dispositivo explosivo. Os investigadores também encontraram produtos químicos e a bandeira do Estado Islâmico", afirmou o escritório da promotoria belga.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.