Destaques do Festival de Fotografia de Tiradentes
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Destaques do Festival de Fotografia de Tiradentes

Armando Fávaro

25 Março 2014 | 10h22

De 26 à 30 de março acontece a quarta edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, com diversas exposições, workshops, palestras, debates e atividades educativas sobre a arte da fotografia.

De acordo com o coordenador do evento, Eugênio Sávio, o intuito do festival na história cidade mineira é mostrar a diversidade da arte de fotografar. “Levaremos ao público uma programação variada e interativa, que transita entre a contemplação e a qualificação da fotografia. Buscamos atividades que visem ampliar o conhecimento dos participantes sobre os rumos dessa arte”, explica.

Entre as diversas atividades do Festival, a exposição Fotografia Mineira Contemporânea e o workshop Tiradentes Invertida / Cidade Invertida, se destacam na intensa programação do evento.

Com curadoria dos artistas mineiros, João Castilho e Pedro David, a exposição Fotogra­fia Mineira Contemporânea, foi idealizada por Eugênio Sávio, como uma prévia do futuro da fotografia em Minas Gerais. Com 73 inscrições e 19 artistas selecionados, a mostra será dividida em dois espaços da cidade de Tiradentes e promete mostrar “a nova turma que vem por aí”, como o próprio coordenador do Festival descreve os artistas selecionados.

O workshop Tiradentes Invertida / Cidade Invertida permite aos participantes vivenciarem a experiência de adentrar uma câmera fotográfica gigante, observando a cena exterior à ela projetada no interior e invertida numa tela translúcida. O aparato foi construído no interior do trailer do projeto Cidade Invertida, coordenado por Ricardo Hantzschel. De forma lúdica e interativa, o público praticará a fotografia pinhole (câmeras de orifício), em câmeras construídas com materiais simples como caixas ou latas, acompanhando a seguir o processo de revelação química da imagem, base da fotografia tradicional em P&B.

SERVIÇO
Exposição Fotografia Mineira Contemporânea
Mostra gratuita que estará aberta ao público no Centro Cultural Yves Alves
Rua Direita, 168 e no Espaço Raiz – Praça da Estação,10 em Tiradentes

Workshop Tiradentes Invertida / Cidade Invertida
Oficina gratuita
Sexta-feira (28/3) e sábado (29/3) – das 14h30 às 15h20 e das 15h30 às 16h20
Carga horária: 50 minutos
Pré-requisito: ser morador de Tiradentes
Número de vagas: 40 (10 por turma)

Programa: Os frequentadores adentrarão a câmara obscura, onde recebem noções sobre a história da formação das imagens técnicas e como estas influenciaram culturalmente nossa maneira de ver o mundo. Em seguida serão orientados a manejar uma câmera artesanal e sairão para fotografar. Finalmente descobrem o fascínio de ver suas imagens surgindo na revelação química. Cada participante leva pra casa as suas fotografias.

 

“Apneia” de Paula Huven na mostra Fotografia Mineira Contemporânea

 

“Asfixia” de Jomar Bragança na mostra Fotografia Mineira Contemporânea

 

Fotografia do projeto Cidade Invertida

 

 

 

Mais conteúdo sobre:

Festival de fotografia