Fotojornalista Anja Niedringhaus morre em atentado no Afeganistão
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Fotojornalista Anja Niedringhaus morre em atentado no Afeganistão

Armando Fávaro

04 Abril 2014 | 10h40

A fotógrafa da agência AP Anja Niedringhaus

A fotojornalista alemã Anja Niedringhaus, da agência de notícias AP, morreu e outra jornalista ficou gravemente ferida nesta sexta-feira em um ataque dentro de uma delegacia na região leste do Afeganistão, na véspera do primeiro turno da eleição presidencial.

Anja Niedringhaus, de 48 anos, fotógrafa aclamada internacionalmente, morreu na hora. Kathy Gannon, a repórter, foi atingida por dois tiros e está recebendo atendimento médico, informou a AP em Cabul.

Segundo o porta-voz da polícia da província de Khost, na fronteira com o Paquistão, Mobarez Mohamad Zadran, o ataque aconteceu quando as jornalistas acompanhavam  funcionários eleitorais que entregavam cédulas na periferia de Khost. O comboio foi protegido pelo Exército Nacional Afegão e pela polícia. Elas estavam em seu próprio carro com um outro freelancer e um motorista.

De acordo com o freelancer, enquanto estavam sentados no carro esperando para seguir o comboio, um comandante da unidade denominada Naqibullah caminhou até o carro, gritou “Allahu Akbar” – Deus é grande – e abriu fogo contra elas no banco de trás, com seu fuzil AK-47.

O ministério afegão do Interior condenou o ataque cometido e prometeu uma investigação. Khost é uma província remota e infiltrada pela rebelião talibã. Além disso, fica perto da fronteira com as zonas tribais paquistanesas, verdadeiro reduto de insurgentes.

O ataque desta sexta-feira aconteceu na véspera do primeiro turno da eleição presidencial afegã, que os talibãs prometeram ‘perturbar’ por todos os meios. A votação designará o sucessor de Hamid Karzai, o único presidente que o país conheceu desde a queda dos talibãs em 2001 e que, segundo a Constituição, não pode disputar um terceiro mandato.

As Fotografias de Anja Niedringhaus podem ser contempladas no site www.anjaniedringhaus.com

 

 

Soldados americanos em patrulha no Iraque, 2004.

Uma criança afegã envolve-se em um xale contra uma brisa fresca de primavera em um campo de refugiados em Cabul, no Afeganistão.

 

24 de dezembro de 2002 – Centenas de fuzileiros navais norte-americanos se reúnem em Camp Commando, no deserto do Kuwait, para receber a visita de Papai Noel. Foto: Anja Nieddringhaus/AP

 

20 de setembro de 2009,- Menino afegão com uma arma de brinquedo num parque de diversões em Cabul, no Afeganistão, durante a celebração do festival Eid al-Fitr.
Foto: Anja Niedringhaus/AP

 

15 de setembro, 2009 – Um afegão em seu jumento segue um comboio de soldados alemães patrulhando Yaftal E SoFla, na região montanhosa de Feyzabad, leste de Kunduz, Afeganistão.
Foto:Anja Niedringhaus,