Terça-feira, 20 de setembro de 1910

Estadão

20 de setembro de 2010 | 00h00

 

 

 

Escolas médicas do passado e escolas medicas do futuro

 

(…) *Não há duvida, pois, quanto á necessidade ideal e pratica de uma faculdade de medicina em S.Paulo. Surgem duvidas é a respeito dos meios lembrados para resolver o caso.

De alguns annos aqui a sciencia experimental , fundamento da medicina, abandonou os seus trajes modestos. A fidalguia não é simplesmente exigência nascida no cérebro dos sacerdotes de Minerva; é uma necessidade prática. Mais vale, certamente, uma boa dose de phosphoro nas celluas corticaes do cérebro do que laboratórios sumptuosos.- Pasteur criou uma sciencia, trabalhando em exíguo local; Kocher iniciou a obra da cirurgia, em clínica modestíssima; e Koch revolucionou a bacteriologia no mesquinho ambiente concedido pela condescendência de illustres desconhecidos do ministério do interior da Prússia.

Sem meios, porém, não se pode trabalhar hoje em dia. Os institutos desapparelhados e nus geram idéas de revolta mais do que idéas geniosas; sabem-no as pequenas e pobres universidades italianas, arrastando o fardo de cinco ou seis séculos de história, sob um habito moderno, em frangalhos.Ou a sciencia tem instalações digna de de sua missão ou melhor é não tel-a; guardadal-a para o futuro e fazel-a então bem feita, é possível; refazer, porém , o mal feito, é diffícil.(…)

Por caridade: não se inicia uma obra mesquinha!Os grandes povos modernos não devem refazer erros dos antigos; cumpre-lhes colher aquillo que o tempo conservou de bom e seguir a vereda dos que lançaram os marcos milliarios da civilização.

Os promotores da faculdade médica em S.Paulo precisam refletir: ou uma faculdade digna ou nenhuma. As obras mesquinhas cedo abandonam-se representando um phenomeno de involução; em sciencia denotam somente a inópia mental dos seus criadores.(…) (pág.3) 

 

 

20_Allemanha_pag0916

 

 

ALLEMANHA

 

BERLIM, 19(D.)- A imprensa socialista, referindo-se ao desenvolvimento do socialismo na Allemanha, registra a existência de setenta e quatro joenaes que apóiam as suas idéas e 3.287 de propaganda, estabelecidas nas principaes cidades do império.

Accrescenta a informação que o numero de adeptos do socialismo, filiados aos centros , attinge  mais de 650 mil indivíduos. (pág.2)

 

 

20_EUA_pag0916

 

 

ESTADOS UNIDOS

 

Declarações do presidente da Republica- As fortificações do canal do Panamá- Construcção do outros navios de guerra

Washington, 19 (H.)- Pronunciando um discurso em Cincinati, o presidente da República William Taft, annunciou que, em dezembro, enviaria uma mensagem ao congresso dos representantes, pedindo autorisação para abertura de um crédito de dois milhões de dollars, no intuito de serem iniciadas as fortificações do canal de panmá e para a construcção de dois “dreadnoughts”.

Accrescentou o presidente da Republica que as medidas econômicas não deviam impedir a construcção de dois couraçados, annualmente, emquanto não se effectuasse a abertura do canal. (pág.2) 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.