Quinta-feira, 22 de setembro de 1910

Estadão

22 de setembro de 2010 | 00h00

 

 

NOTICIAS DA EUROPA

 

(PELO AVON)

 

 

PORTUGAL

 

Os progressos republicanos

 

Alguns interessantes números sobre os progressos republicanos em Lisboa e Porto:

A votação monarchica diminuiu em Lisboa nos últimos cinco annos 15.788 votos. Nas últimas eleições, os republicanos tiveram de maioria em Lisboa sobre todas as opposições monarchicas, 5.940 votos.

Desde 1906, a votação monarchica diminuiu no Porto 585 votos e a votação republicana augmentou 4.511, não obstante em três recenseamentos successivos  os republicanos terem sido systematicamente perseguidos e roubados.

Este anno, no conselho de Beja, o mais votado republicano teve 764 votos, o mais votado manarchico 701. Em todo o circulo de Setubal , o mais votado republicano teve 5.428 votos, o mais votado monarchico 4.579. (pág.3)

 

 

ALLEMANHA

 

O progresso do socialismo

 

Communicam de Berlim um acontecimento que parece indicar que cessou o refluxo do socialismo na Allemanha, attestado pelas últimas eleições para o Reichstag, o que mostra que pelo contrario se está desenhando um novo movimento para a frente.

Uma elição complementar para o Reichstag, na circumscrição de Zschopau-Marienberg, na Saxonia, deu aos socialistas o ensejo de alcançarem mais uma Victoria: o seu candidato obteve 14.000 votos, ao passo que os outros candidatos, liberal e agrário, apenas alcançaram 9.000. O augmento do numero dos votos socialistas depois e 1907 é superior a 8.000.

O mandato de Zschopau tinha-se conservado até agora na posse dos antisemitas.

Alludindo á phrase proferida por Guilherme II em seguida ás eleições de 1907, escreve o “Vorwaerts”: “Os socialistas que tinham sido deitados abaixo dos estribos encontram-se novamente bem firmes na sala”.

Segundo uma estatística muito recente, o numero dos membros inscriptos no partido socialista allemão attinge em 1910 a cifra de 720.000; o partido conquistou desde 1909 mais 86.000 adehesões. (pág.4)

 

 

EXTERIOR :

SERVIÇO ESPECIAL do “ESTADO” e da Agencia Havas

 

INGLATERRA

 

O marechal Hermes em Londres- Regresso de s.exa. ao Brasil- O que diz o “Financial News”

 

LONDRES, 21 (H.)- O sr. Hermes da Fonseca recebeu hoje muitas personagens brasileiras e inglezas, e na sexta-feira ou sabbado jantará em Pariz com sua família, devendo partir no mesmo dia para Cherburgo, onde embarcará na terça-feira próxima para o Brasil a bordo do couraçado “S.Paulo”.

-Tratando da personalidade do marechal o “Financial News” diz que o governo do sr. Hermes promette ser próspero, de paz interna e de harmonia e fraternidade no estrangeiro. (pág.2)

 

 

INGLATERRA

 

Partida de destroyers brasileiros para o Brasil

 

LONDRES, 21 (d.)- Os destroyers “Sergipe” e “Paraná” tiveram ordem de se apresentarem afim de partir para o Brasil, de modo a chegarem ao Rio a tempo de tomarem parte na grande revista naval, projectada para o dia 15 de novembro. (pág.2)

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.