Segunda-feira, 16 de janeiro de 1911

Estadão

16 de janeiro de 2011 | 00h00

 

 

 

 

 

NOTAS E INFORMAÇÕES

*Ao Museu Nacional chegaram algumas caixas remettidas da estação telegraphica de Juruena, por ordem do tenente-coronel Candido Rondon, contendo uma valiosíssima colleção ethnographica dos índios da Serra do Norte, que acabam de, pela primeira vez, chegar á fala com gente civilizada, no Retiro de Campos Novos, posto avançado da commissão constructora da linha de Matto Grosso ao Amazonas.

Todos os artefactos foram obtidos sucessivamente por dádiva dos ariscos silvicoas; comparados com os que o museu recebeu, em 1910, da mesma comissão, pertencentesaos índios Nhambiquáras, permittem identificar a esta tribu os índios da Serra do Norte (Tamararis), ao que parece. E’ uma questão em estudo.

Depois de algumas depredações commetidas sobre os animaes da invernada e sobre as plantações que o coronel ahi mandou fazer, os índios, vendo que nenhum mal lhes succedia, apesar disso, foram-se chegando.

A collecção que o museu acaba de receber, além de ser a primeira que entre os civilisados apparece destatribo, até agora só de nome conhecida, tem ainda especial interesse pela forma completamente nova que alguns dos seus objetos apresentam.

Além de muitos dados ethinicos, foi obtido um pequeno vocabulário destes índios de tão feroz reputação.

Ao Museu também chegaram as flechas com que foram feridos, em Juruena, o tenente Horta Barbosa e o aspirante Tito de Barros.

O dialecto destes índios parece pertencer ao grande tronco Gé.*

NOTAS E INFORMAÇÕES

*A Marconi Wirelles Telegraph Company, de Londres, por seus representante no Rio de Janeiro, requereu ao ministro da Viação concessão para estabelecer estações radiographicas em toda a costa do Brasil, estações essas que terão communicação directa com a Europa e entre si.

Entre as vantagens que offerece a Marconi Telegraph Company, figuram um abatimento de 50 por cento sobre as tarifas actualmente em vigor e a dádiva, ao governo, de 50 por cento sobre a renda bruta dessas estações, caso obtenha a concessão que pede.

O sr. Seabra nada resolveu ainda a respeito, enviando apenas esse reiuerimento ao dr. Van Erven, director geral dos Telegraphos, para informar.*

16_Notas&Info.jpg

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.