Kaká sem joelho?

Estadão

09 de agosto de 2010 | 14h12

Reprodução da capa do 'Estadão' do dia 07/08/2010 com a foto de Julien Warnand da Efe

Alguns leitores questionaram a fotografia de Kaká, publicada na primeira página do Estado de S. Paulo do último sábado, 07 de agosto. A foto foi feita no exato momento em que a perna do jogador estava dobrada e escondida atrás de seu corpo, dando a impressão de que não havia perna alguma.O ângulo e a posição do fotógrafo também ajudaram na ilusão de ótica.

A imagem foi escolhida porque a operação do atacante era uma das principais notícias daquele dia, ocasião em que a cirurgia confirmou que o atleta jogou a Copa do Mundo com sérios problemas no joelho esquerdo, justamente aquele que ficou ‘escondido’ na foto, e por essa razão foi editada para a primeira página.

Para a dúvida sobre a existência de algum tipo de intervenção na foto, com propósito de ‘eliminar’ a perna esquerda do jogador do Real Madrid e assim, dar mais ‘tempero’ à imagem, a resposta é não. Não houve intervenção. Primeiro porque o Grupo Estado não usa recursos tecnológicos de modo a inserir ou eliminar elementos de fotografias. Segundo, porque a foto é originária da EFE, uma conceituada agência de notícias espanhola e que também não usa tais recursos.

Fora isso, na sexta-feira, antes da escolha da foto para a primeira, a foto foi analisada e nada foi encontrado que colocasse em dúvida a autenticidade da imagem. Abaixo segue um detalhe da foto em que vemos a textura uniforme do tapete, inclusive com pequenas manchas verdes irregulares que não se repetem. Se a perna tivesse sido ‘apagada’ com algum software, o fundo teria de ser ‘reconstruído’, assim como a ponta da muleta. No detalhe vemos que o tapete está com a textura regular, sem ‘clonagens’ de áreas periféricas.

Texto: Juca Varella

Detalhe da parte da foto que gerou a discussão
Detalhe da parte da foto que gerou a discussão
Combinação com fotos disponibilizada pelas agência no dia 06/06/2010 e publicada no portal estadão.com.br. Fotos: Eric Vidal/Reuters e Julien Warnand/Efe

Combinação com fotos disponibilizada pelas agências no dia 06/06/2010 e publicada no portal estadão.com.br. Fotos: Eric Vidal/Reuters e Julien Warnand/Efe

Tudo o que sabemos sobre:

Kaká

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.